Andar de bicicleta

Esse artigo vai te contar os benefícios de andar de bicicleta, assim como, dar recomendações como o capacete e a roupa adequada para a prática. Da mesma forma, também vai responder algumas dúvidas e muito mais.

É muito mais do que uma atividade nostálgica que provavelmente te trás boas lembranças. Nesse sentido, muitos de nós com certeza temos boas memórias sobre algum episódio de nossa infância aprendendo ou andando de bicicleta. 

Essa gostosa atividade que surge muito cedo em nossas vidas passa longe de ser uma brincadeira de criança. Sendo assim, andar de bicicleta é um ótimo exercício que ajuda a nossa saúde física e psicológica. 

Assim como todas atividades físicas também tem uma série de recomendações, dicas, cuidados, nada de sair por aí pedalando de qualquer jeito. Olha só o que a gente vai falar neste artigo para que você não tenha nenhuma dúvida sobre pedalar: 

  • Benefícios de andar de bicicleta 
  • como andar de bicicleta
  • andar de bicicleta faz bem: onde pedalar?
  • parque para andar de bicicleta
  • como andar de bicicleta na rua 
  • kit para andar de bicicleta
  • roupa para andar de bicicleta
  • capacete para andar de bicicleta
  • aplicativo para andar de bicicleta
  • suporte para andar de bicicleta parado? 
  • dúvidas comuns: grávida pode andar de bicicleta?
  • quem tem artrose pode andar de bicicleta?

Benefícios de andar de bicicleta 

Benefícios de andar de bicicleta
Benefícios de andar de bicicleta

Primeiramente, este artigo vai falar sobre os benefícios de andar de bicicleta. Aliás, alguns deles, já que são inúmeros, vou listar e explicar em seguida alguns dos principais. Além disso, é sempre bom saber dos principais pontos positivos da prática da sua atividade ou do exercício que está escolhendo para começar. 

Dentre os principais, estes são os 10 principais benefícios de pedalar: 

  • baixo impacto para articulações
  • promove bem estar 
  • elimina toxinas do corpo
  • fortalece os músculos
  • aumenta o fôlego 
  • regula a pressão arterial
  • Ajuda a perder calorias
  • ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
  • regula o colesterol
  • previne e ajuda na recuperação de lesões

Sim, olha só quanta coisa boa andar de bike pode promover. Agora vou explicar um pouco mais sobre esses benefícios, para que você possa ter ainda mais certeza sobre o esporte. Quero que você saia daqui motivado a pedalar ou ainda mais orgulhoso desta atividade que você pratica. 

Baixo impacto para articulações

Suas pernas e pés não estão em contato com o chão ao andar de bicicleta. Sendo assim, o impacto sobre suas articulações, joelhos, é menor, muito mais baixo que outras práticas em que costumamos fazer em pé. 

Até por isso a bicicleta é amplamente recomendado para quem tem algum problema em seus joelhos. Além de não gerar esse tipo de preocupação para o futuro, o que pode acontecer com outras atividades, como futebol por exemplo, dança, entre outros. 

Promove bem estar

Sim, andar de bicicleta promove bem estar, basta pedalar um pouco que logo você vai sentir isso. Em suma, o que explica isso é que ao pedalar nosso corpo produz endorfina. Para quem não sabe a endorfina é um neurotransmissor que faz com que nosso corpo sinta conforto, alegria e tranquilidade, o que podemos chamar de bem estar. 

Em outras palavras, é uma das justificativas para dizer que o sport é uma atividade para o corpo e para mente. Desta forma, ao promover o bem estar durante a prática deste exercício estamos contribuindo para ficar em equilíbrio e bem com nós mesmos. 

Elimina toxinas do corpo

Este processo de eliminação de toxinas do corpo acontece uma vez que o suor é produzido ao praticarmos uma atividade física como esta. Através do suor expelimos essas toxinas, sendo assim, colaborando com o melhor funcionamento de todo nosso corpo.

Por fim, vale dizer que andar de bicicleta é uma atividade que produz muito suor, o que é bom, como explicamos anteriormente. Lembre-se apenas de se manter hidratado, leve uma água com você quando for pedalar.

Fortalece os músculos

A pedalada exige sim um grande esforço físico, o ato de mover o pedal, no caso, o que fortalece os músculos. Além disso, não são só as pernas como muita gente pensa, pedalar é bom para o corpo todo.Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que estimula a maior parte de nossos grupos musculares. 

Aumenta o fôlego

Andar de bicicleta é uma atividade que exige muito oxigênio, onde nossos pulmões são ativados com uma intensidade maior. O efeito a longo prazo é o aumento em nosso fôlego e não só durante e para a atividade.

Outras atividades rotineiras que praticamos no dia a dia, andar, arrumar a casa, jogar bola, etc serão impactadas positivamente com esse aumento do nosso fôlego. Além da própria bike onde você vai cada vez mais evoluir com o passar do tempo. 

Regula pressão arterial

Com a melhora do fluxo do sangue em nosso corpo proporcionado através do exercício nossa pressão arterial se regula e diminui riscos de AVC e infartos. Ao pedalar fazemos com que o coração bata mais forte, aumente o fluxo de sangue, diminuindo a força que o mesmo faz ao passar. 

Ajuda a perder calorias

Andar de bicicleta, como já dito aqui anteriormente é um exercício de alta intensidade. Como tal, ao pedalar nosso metabolismo acelera e permanece acelerado, gastando mais calorias por mais tempo. Logo ajuda a controlar o peso.

Isso porque quando nosso metabolismo acelera consumimos nossas reservas de gordura queimando elas e perdendo calorias. Não é simplesmente dizer que perdemos calorias ao pedalar. Andar de bicicleta auxilia a controlar o peso, principalmente por manter nosso metabolismo acelerado após o mesmo e continuar queimando calorias e etc. Não basta olhar o contador de calorias durante a atividade. Espero que você tenha entendido.

Ajuda a regular o nível de açúcar no sangue

Outro benefício de andar de bicicleta é o controle dos níveis de açúcar. Isto acontece porque durante a prática, o corpo melhora a sensibilidade da insulina. É que o corpo precisa de mais hormônio para captar mais glicose e fazer com que ela entre nas células. E ainda, aumenta o uso da energia proveniente do carboidrato, tanto do consumido dias antes, quanto do consumido depois. Dependendo da intensidade da pedalada, é claro. De qualquer forma, com isso, este exercício diminui os níveis de glicose, ajudando a manter a glicemia estável. Sendo assim, pedalar sempre pode evitar diabetes, doença que atinge muitos brasileiros. 

Regula o colesterol 

A prática de ciclismo aumenta o metabolismo, e assim, faz com que as gorduras do sangue sejam queimadas. Isto também traz benefícios para controlar o colesterol, se você andar de bike sempre, com isso vai te ajudar a manter os níveis de LDL baixo e HDL na medida. Com isso, os benefícios da pedalada são ainda maiores. Simultaneamente, controla colesterol e diabetes. Sendo assim, também evita outros problemas como diversas doenças cardiovasculares. 

Previne e ajuda na recuperação de lesões

Pedalar é um excelente exercício de baixo impacto para as articulações. Quando comparado com a musculação e a corrida, por exemplo, a bicicleta oferece muitos benefícios para a saúde das articulações. Isto pelo simples fato de não sobrecarregá-la, pois você fica sentado com o peso distribuído na bicicleta. Por este motivo, pode ser utilizado até mesmo para quem está em recuperação de lesões no osso. Sendo assim, andar de bike também tem o benefício de prevenir artrose. Este problema é causado por desgaste da articulação, inclusive por exercícios que sobrecarregam os ligamentos, tendões e articulações. Apenas quem sofre de muitas dores nos ombros e costas deve ficar ligado, pois podem piorar com a pedalada. Especialmente, se escolher pedalar na rua. Para andar de bicicleta ergométrica não é preciso equilíbrio, então também permite mais posições. 

Como andar de bicicleta corretamente

Depois de conhecer alguns dos principais benefícios, chegou a hora de entender como andar de bicicleta corretamente. Como já dito anteriormente existem uma série de cuidados para tomar na hora de pedalar.

Não é só subir na bike e sair pedalando por aí. Então veja algumas recomendações para andar de bike sem se machucar e prejudicar seu corpo, postura, etc.

As principais recomendações na hora de sair pedalando envolvem a postura, excesso de vontade e ritmo, equipamento, local de prática. Sobre a postura correta para andar de bicicleta o certo é que: 

  1. Sua coluna deve estar sempre reta e você deve se manter olhando para frente;
  2. Seus braços devem estar semiflexionados na hora de pedalar
  3. Seus joelhos devem estar apontando para o horizonte, nada de joelhos para o lado
  4. Sua perna não pode estar hiper estendida em momento nenhum de sua pedalada, deve se respeitar um ângulo de cerca de 15 graus entre coxas e pernas

Tão importante, às vezes até mais, quanto sua postura é entender o seu ritmo e respeitar seu corpo e evolução. Nada de sair por aí querendo pedalar que nem louco, por muitos quilômetros e em alta velocidade. Calma! Pedale com consciência, principalmente no início. 

Entenda o esforço e desgaste da atividade para conseguir voltar e não sofrer com lesões, cansaço, cãibra, fadiga. Com o tempo se desejar com certeza poderá viver altas aventuras com sua bike com velocidade, prudência e por distâncias maiores.

Kit para andar de bicicleta

O que vamos chamar de kit para andar de bicicleta você pode entender por equipamento necessário para pedalar. Aqui vamos tratar do capacete e roupa,além é claro da bicicleta.

Como escolher sua bicicleta? 

O que vai definir como escolher sua bicicleta é o seu uso. A finalidade desejada e local onde você vai pedalar são os fatores determinantes para escolher sua bike. Com certeza investir em um equipamento de maior qualidade e durabilidade pode ser bom em médio longo prazo, principalmente para nosso corpo. 

Existem hoje três tipos principais de bicicletas: BMX, Mountain Bike e Speed. Dentro dos estilos existem várias linhas e modelos, de diferentes fabricantes. As bikes BMX possuem um sistema de amortecimento melhor e são ideais para quem tem em seu caminho ou durante seu uso terrenos irregulares, de terra e sem asfalto. 

Os modelos Mountain Bike são associadas a aventura, são feitas para ultrapassar obstáculos e normalmente usadas pela galera que curte uma trilha off road. Por sua vez as Speed, como o próprio nome diz são bicicletas rápidas que garantem uma maior velocidade e intensidade na hora de pedalar, são menores, mais leves e finas no geral. 

Capacete e roupa para andar de bicicleta

Capacete, tenis e roupa para andar de bicicleta
Capacete e roupa para andar de bicicleta

Primeiro é importante dizer que o capacete é obrigatório para andar de bicicleta. Proteção e segurança são indispensáveis, não importa qual o motivo e onde vai pedalar. Para seu capacete de bicicleta preze um modelo com ventilação e ajuste fácil para melhor conforto. Lembre que você vai usar ele por muito tempo e muitas vezes, então escolha bem. 

Chegou a hora de falar da roupa para andar de bicicleta, aquelas mesmas que ficam bem coladinhas. Esse fator é justamente o que permite maior liberdade de movimentos e aerodinâmica na hora de pedalar. Na hora de escolher opte pelo seu conforto. 

Quando falamos de roupa para andar de bicicleta é importante que você leve em consideração além das camisetas e bermudas, luvas, meias, tênis, e talvez um óculos se não for pedalar de noite.  Tudo para seu conforto e proteção. 

Andar de bicicleta faz bem: onde pedalar?

Antes de mais nada, a ideia é que aqui você já tenha entendido os benefícios de andar de bicicleta e como andar corretamente. Em síntese, tenha certeza que é um hábito saudável e faz bem. No entanto, agora chegou a hora de falar de outro tema importante onde pedalar? 

Parque para andar de bicicleta

Caso tenha essa disposição e possibilidade procure por um parque para andar de bicicleta. Desta forma, vai ter um maior contato com a natureza, além disso tranquilidade. Assim como, vai ter a possibilidade de socializar e conhecer novas pessoas para compartilhar este seu hábito.  

Como andar de bicicleta na rua 

Se um parque para andar de bicicleta não é uma possibilidade, procure uma ciclovia. Também não tem, então tudo bem ande na rua. O importante é que você saiba como andar na rua. Além de evitar locais movimentados e com muito trânsito, principalmente de veículos grandes como caminhões e ônibus você deve: 

  • Usar equipamento de proteção
  • Ter retrovisor, farol e demais itens obrigatórios
  • Pedalar na mesma mão do tráfego, jamais na contramão
  • usar roupas que te deixem mais visível
  • manter o foco no trânsito e prestar atenção nos barulhos e portas que se abrem

Seguindo essas orientações você vai conseguir, mas tente fazer isso em grupo e por locais mais tranquilos. Evite músicas para manter sua atenção em tudo ao seu redor, pelo menos se for iniciante. 

Aplicativo para andar de bicicleta

Existem ótimos aplicativos para andar de bicicleta, de conformidade com o seu uso, seja para medir sua quilometragem, mostrar seu desempenho, tempo, marcar pedaladas em grupo. Sendo assim, o que não faltam são opções gratuitas para todos os fins. 

Confira algumas sugestões de aplicativo para andar de bicicleta gratuito:

  • Endomondo: Com ele você tem um aviso de som a cada quilômetro percorrido em sua pedalada. Assim como, o aplicativo mostra seu trajeto, velocidade e queima de calorias, além de possibilitar desafiar outros ciclistas no mesmo trecho que percorreu. 
  • Strava: Talvez o mais popular aplicativo para andar de bike. Considerado uma rede social dos ciclistas ele mostra todo mundo que já pedalou no mesmo trecho, assim como, faz um ranking do desempenho de todos. Mostra também os batimentos cardíacos, além da altimetria, trajeto, velocidade e queima de calorias. 
  • Sports Tracker: possui todos os dados comuns a todos os aplicativos como velocidade, queima de caloria, quilometragem, etc. Além disso, este aplicativo que é muito usado no Brasil tem a possibilidade de tirar fotos e ouvir música durante a pedalada. 

Estes são só alguns dos diversos aplicativos disponíveis, com toda a certeza existe um adequado para sua finalidade. Assim sendo, faça sua busca, procure informações com amigos, profissionais. 

Suporte para andar de bicicleta parado? 

Também conhecido como rolo de treino de bicicleta, o suporte para andar de bicicleta parado possibilita pedalar em casa. Portanto é recomendado para quem não tem tempo para sair de casa e pedalar. 

Antes de mais nada, o suporte para andar de bicicleta parado permite pedalar em sua sala, ou qualquer outro cômodo de sua casa, escritório e etc. Por isso, algumas pessoas utilizam ele e colocam paisagens para ver na tv ou computador para se sentir pedalando no lugar. 

Portanto, é ótima alternativa em tempos de Covid-19 para respeitar o isolamento social e matar um pouco a saudades de pedalar. 

Andar de bicicletas dúvidas comuns e respostas

Grávida pode andar de bicicleta?

Grávida pode andar de bicicleta
mulher grávida andando de bicicleta na academia

Sim grávida pode andar de bicicleta, uma vez que é um exercício aeróbico de baixo impacto. Consulte seu médico e/ou especialista sempre. 

Quem tem artrose pode andar de bicicleta?

Sim quem tem artrose pode andar de bicicleta, justamente por ser uma atividade de baixo impacto. Sendo assim, preserva as articulações, como já falamos neste artigo. Andar de bicicleta é um dos exercícios mais recomendados para quem tem artrose. 

Acima de tudo espero que você tenha tirado suas dúvidas e esteja ciente das recomendações e cuidados para pedalar. Assim sendo, é um ótimo hábito saudável para se cultivar. Deixe seu comentário, pergunte e compartilhe suas experiências. 

Compartilhar é se importar!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo