Primeiro Treino

Como jogar futebol americano: regras, história, times e mais neste guia completo

Como jogar futebol americano? Esta pergunta tem se tornado cada vez mais normal, fruto da popularidade do esporte que só cresce.  O futebol americano no Brasil já é uma realidade. Este guia espera explicar tudo que você precisa saber para jogar ou acompanhar a NFL.

Como jogar futebol americano

Antes de explicar o que é  NFL, caso você não saiba, vamos abordar questões mais simples sobre como jogar futebol americano.

No final o primeiro treino ainda fala um pouco do futebol americano como atividade física para você que pratica ou quer começar. 

Futebol Americano regras e história

Vamos começar pela história do futebol americano e sua origem, para entender um pouco mais do esporte. Em 1867 duas faculdades americanas (Harvard e Yale), fizeram uma série de 3 partidas de um novo esporte. A modalidade misturava o então futebol europeu (o que conhecemos ) com o rúgbi. Ainda sem muitas regras definidas, surgia o futebol americano ou football, como conhecido por lá. 

Futebol Americano em inglês é apenas football, como mencionado anteriormente, o nome veio justamente do futebol, por conta de sua popularidade. Sendo que as duas modalidades hoje são bem diferentes e extremamente populares. Agora que você já sabe a origem e história do futebol americano, vamos dar continuidade. 

Como jogar futebol americano

Vamos ao que você precisa saber sobre como jogar futebol americano, regras, dinâmica de jogo, etc. Você sabe por exemplo quantos jogadores são no futebol americano? Qual o tempo de cada partida? 

Dinâmica do futebol americano 

O futebol americano é um esporte onde dois times se enfrentam para cruzar o campo e entrar na área adversária. Esta área é chamada de End Zone, numa tradução livre poderia ser a zona final. A forma como se chega neste local muda o valor da pontuação, mais a frente vamos detalhar esse fator. 

Futebol americanos regras

Existem uma infinidade de regras no futebol americano, entre as mais comuns que podemos destacar neste momento estão: 

Tamanho do campo 

Um campo de futebol americano tem 120 (109,73 metros) jardas de comprimento, por 53 ( 48,76 m )jardas de largura. 

Para atravessar o campo cada time tem 4 tentativas, posse de bola, para percorrer 10 jardas no mínimo. Caso consiga, o time inicia uma nova série com o mesmo objetivo. Assim vai até conseguir cruzar a end zone, ou não percorrer a distância mínima no número de chances.

Enquanto um time ataca, outro defende, sendo que cada equipe tem uma formação de defesa, outra de ataque. Para cruzar o campo, a equipe que ataca tem seu quarterback ( lançador), responsável por executar a grande maioria das jogadas. 

As jogadas de ataque,  pode vir através de passes aéreos, ou avanços terrestres. Para ficar só no principal. Onde o lançado opta por um passe para algum jogador distante, ou um atleta pega a bola e tenta correr o máximo que puder sentido a End Zone do outro time. 

A defesa pode conter o avanço da equipe que está atacando. Se conseguir fazer isso sem que o time avance a distância mínima como mencionado acima, recupera a posse para o seu time, lembrando que são 4 tentativas. Uma jogada termina quando o atleta de ataque toca os cotovelos e/ou joelho no chão, o atleta sai com a bola. 

Outra forma de roubar a bola é interceptar o passe do lançador, ou quando ela escapa do recebedor ou atleta que está correndo com a bola. Quando a bola escapa é chamado de Fumble. Caso o time que está defendendo fique com a bola, retoma a posse imediatamente. Sem necessidade de se cumprir às 4 tentativas. Isto por conta do grau de dificuldade mais elevado. 

Pontos do futebol americano

Para marcar pontos no futebol americano existem duas maneiras, o touchdown ou o field goal. Como dito anteriormente neste artigo, cada maneira de cruzar a end zone do seu adversário tem seu valor. 

Após marcar de uma das duas primeiras formas, o time que atacou tem mais uma única tentativa de um ponto extra. Sendo que se vier por um passe ou corrida vale 2, já no field goal 1. 

Quantos jogadores no futebol americano? 

São 22 jogadores em campo no futebol americano, sendo 11 de ataque e 11 de defesa. Cada time pode ter até 53 jogadores e as substituições são ilimitadas. Veja as posições do futebol americano de ataque e defesa. 

Posições do futebol americano ataque:

Entre às regras do futebol americano está que este bloqueio só pode ser feito através de mãos espalmadas. Não pode segurar, agredir, nem nada deste gênero. Vamos ver agora as posições de defesa do futebol americano

Posições de defesa do futebol americano:

Para coordenar melhor tantas posições, existe um técnico de defesa e um de ataque no futebol americano. Sendo que cada um deles pode se comunicar, através de um ponto eletrônico, com um jogador em campo. Além das posições de ataque e defesa do futebol americano, existem posições especiais, ou especialistas em cada time. São eles:

Juízes no futebol americano

São 7 árbitros no futebol americano, sendo 1 o principal e outros auxiliares, estes ficam espalhados em diversos pontos do campo. Sendo 3 na end zone do time defensivo, um em cada lateral e mais um dentro do campo. 

Tempo de partida no futebol americano

Uma partida de futebol americano tem duração de 1 hora, pelo menos de bola em jogo. Dividida em quatro períodos de 15 minutos, com um intervalo mais longo entre o segundo e terceiro período. Lembrando que o cronômetro é sempre paralisado quando acontece uma pontuação, um passe não é completado, ou o jogador sai com a bola. 

Por regra, os dois últimos minutos do segundo quarto e 5 últimos do quarto o tempo fica parado até o árbitro posicionar a bola. Isso acontece para evitar e inibir algum tipo de cera ou atitude antidesportiva.  É comum que às partidas demorem mais de 3 horas, por conta de toda estratégia envolvida no futebol americano e também entretenimento durante as pausas. 

Durante cada metade de tempo (1º e 2º, 3º e 4º) cada treinador pode pedir 3 tempos para orientar sua equipe. O cronômetro também fica pausado durante esta interrupção. 

NFL

A NFL mais conhecida como National Football League, em tradução livre Liga Nacional de Futebol Americano. Nada mais é do que a organizadora da principal competição do mundo. O futebol americano hoje é o esporte mais popular dos EUA, tendo superado o Baseball nos anos 1990. É como se fosse a FIFA para os amantes do futebol entenderem, mas é local como a CBF. 

Super Bowl

 O Super Bowl é a final da temporada, campeonato da NFL. Onde dois times se enfrentam após uma fase classificatória em que todos se enfrentam. E um playoff, mata-mata, fase final, onde os classificados jogam partidas eliminatórias. As eliminatórias são melhor de 5 jogos e a grande final apenas um jogo. 

Uma curiosidade antes de falar dos times da NFL, o intervalo do Super Bowl, é hoje o mais caro de todo mundo para se anunciar. Isso por conta de sua audiência, que chega a superar Olímpiadas e Copa do Mundo. 

Times de futebol americano da NFL

Vejas os 32 times da NFL, eles são divididos em duas conferências (NFC e AFC), sendo que cada uma delas tem quatro divisões, com quarto equipe em cada. Confira os times em ordem alfabética. 

  1. Arizona Cardinals
  2. Atlanta Falcons
  3. Baltimore Ravens
  4. Buffalo Bills
  5. Carolina Panthers
  6. Chicago Bears
  7. Cincinnati Bengals
  8. Cleveland Browns
  9. Dallas Cowboys
  10. Denver Broncos
  11. Detroit Lions
  12. Green Bay Packers
  13. Houston Texans
  14. Indianapolis Colts
  15. Jacksonville Jaguars
  16. Kansas City Chiefs
  17. Los Angeles Chargers
  18. Los Angeles Rams
  19. Miami Dolphins
  20. Minnesota Vikings
  21. New England Patriots
  22. New Orleans Saints
  23. New York Giants
  24. New York Jets
  25. Oakland Raiders
  26. Philadelphia Eagles
  27. Pittsburgh Steelers
  28. San Francisco 49ers
  29. Seattle Seahawks
  30. Tampa Bay Buccaneers
  31. Tennessee Titans
  32. Washington Redskins

Lembrando que o Super Bowl é sempre um confronto entre um time de cada conferência. Sendo que o playoff ou fase eliminatória são entre times da mesma conferência. Já na fase classificatória todos se enfrentam, como mencionado anteriormente. O modelo é muito similar ao da NBA. Também serviu de inspiração para o campeonato brasileiro de futebol americano. 

Futebol Americano no Brasil

O futebol americano no Brasil é bem recente, aparecendo por aqui em 2007, com a popularização das transmissões televisivas. Em 2009 tivemos o primeiro torneio brasileiro, chamado de Touchdown, com 8 equipes. Em 2010 com mais 6 times e um total de 14 clubes, aconteceu a primeira liga brasileira.

Em 2012 foi a vez da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano, fazer o primeiro campeonato, com 34 times. Em 2016 a CBFA unificou os seus campeonatos com os times participantes do torneio Touchdown, formando o campeonato em sua forma atual. São duas divisões, com 30 times na principal e 31 na secundária. 

Neste período de 2007 para cá, vale destacar o primeiro brasileiro na NFL, Cairo Santos, um kicker e a participação da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo da categoria. Que só contribuíram ainda mais para a popularização. 

O esporte também passou a figurar em jogos universitários, como começou a receber investimentos de clubes de futebol, com sua próprias equipes, tais como Corinthians e Flamengo.

Para saber mais sobre o futebol americano no Brasil veja o site da Confederação Brasileira de Futebol Americano.

Futebol Americano Feminino 

O futebol americano feminino também é recente, existe desde 2009. Antes disso existia apenas como entretenimento em intervalos de jogos masculinos. Ainda assim só existem seis seleções. 

Sendo que todo o glamour, cifras milionárias, estruturas ficam muito longe do primo rico. Algo que conhecemos bem vendo o futebol em nosso país. 

Futebol americano como atividade física

O futebol americano é um esporte de contato, que envolve estratégia, jogo em equipe, corrida. Deve ser praticado com todo equipamento de segurança para evitar lesões mais sérias. Serve para bem estar, exercitar o corpo, o comum é os atletas treinarem corrida, explosão, força, musculação, entre outros. 

Leia mais: Treino de pernas completo melhores exercícios

Futebol americano equipamentos 

Os equipamentos do futebol americano, utilizados para garantir a segurança de seus praticantes, como mencionado anteriormente, são:

Além destes equipamentos de futebol americano listados acima, existem outros itens que podem ser utilizados por atletas. De acordo com sua posição, corpo, entre outros fatores, um exemplo bem comum são os colares de pescoço. 

O primeiro treino espera ter ajudado você que quer saber como jogar futebol americano, ou entender o jogo. Qualquer dúvida mande para gente, deixe seu comentário e indique para os amigos. 

Sair da versão mobile