Dieta com saúde

A dieta para emagrecer é um dos cardápios mais buscados na internet e nos consultórios. Não é para menos, que exista tanta gente atrás de regimes de emagrecimento. Um ponto curioso é que a maioria das pessoas está em busca de uma dieta para perder barriga rápido, tipo 5 quilos em uma semana. Vivemos numa sociedade moderna que tem ambiente Obesogênico, ou seja, que favorece o acúmulo de peso e aparecimento de doenças.

Contudo, a saída não é fazer uma dieta milagrosa para recuperar o tempo perdido. Se você quer emagrecer rápido, leia este artigo até o fim para entender exatamente o que fazer e não errar mais. A única saída é equilibrar o corpo para assim, poder ter sucesso no emagrecimento e acabar com o efeito sanfona. 

Portanto, para entender de vez como driblar toda esta situação, este artigo vai trazer todas as orientações necessárias para ter sucesso no emagrecimento. Não espere apenas uma lista de alimentos para emagrecer, ou ainda, uma tabela com alimentos proibidos e permitidos.

Entenda como montar um plano alimentar para seguir para o resto da vida, além de dicas de autoconhecimento para conseguir perder barriga e ser mais saudável. Afinal, alimentação equilibrada é importante de ser adotada à longo prazo. Por meio das evidências científicas descobertas no mundo da nutrição, você vai encontrar as melhores estratégias para emagrecer, sem modismos. Confira!

Melhor dieta para emagrecer

A melhor dieta para emagrecer é aquela que é fácil de ser seguida, assim, você pode aderir por muito tempo. Nenhum cardápio é capaz de promover grandes mudanças em poucos dias. Isto é, mudanças reais, diminuindo a gordura corporal, e não apenas água, ou pior, massa muscular. A tentativa desesperada de perder peso rápido pode ocasionar isto, portanto, é melhor perder peso gradualmente. As chances de voltar ao peso inicial são menores e a dieta é mais fácil de seguir. Então, é possível obter melhores resultados porque é possível segui-la por mais tempo.

Se você é vítima do efeito sanfona e vive engordando e emagrecendo, entenda de uma vez por todas como acabar com isto. É justamente o motivo que não deve seguir um cardápio para perder barriga rápido, ou ainda, uma dieta para perder 5 kg em uma semana. 

Mas, se ainda assim, você anseia demais estes resultados, que não pode mais esperar mais, eu vou te ajudar. Abaixo você verá alguns passos seguros para emagrecer rápido e com saúde. Assim, não faz besteira com seu organismo por conta de estética. Você terá algumas dicas especiais para dieta para você montar um delicioso cardápio para emagrecer mais rápido. 

Pode esperar por uma dieta simples e barata, já que a melhor dieta para emagrecer é aquela que leva alimentos frescos da sua região. Aliás, são os melhores, e você não precisa de alimentos especiais que vem do outro lado do mundo e custam caríssimo. Aliás, é muito melhor explorar toda riqueza do lugar que está, como os chefs mais renomados fazem. Quando se trata de terras brasileiras, qualquer estado tem seu potencial e ingredientes muito interessantes. Os melhores produtos são aqueles da feira, ou de pequenos produtores. 

jejum intermitente
O jejum intermitente é para você?

Preciso fazer jejum intermitente?

A técnica do jejum intermitente está em alta e algumas famosas divulgaram que emagreceram muito com esta prática. Por isso, muitas pessoas querem fazer. Então, jejum intermitente funciona, segundo alguns estudos iniciais, mas ainda é controverso como deve ser feito. Existem muitas vertentes, mas a mais simples de fazer é o 16/8, em que se faz 16 horas de jejum. Aproveitando o tempo que dorme, se você tiver uma boa noite de sono, não vai ter muitos problemas em aderir, pois não é muito longo o período. Ainda assim, é difícil fazer jejum, e pode gerar ainda mais compulsão, quando voltar a comer. Então, será que vale a pena e será que você precisa fazer jejum intermitente? 

Mais uma vez, indico que a dica principal é ter uma dieta tranquila e fácil de ser seguida para obter resultados à longo prazo. Além disso, qualquer dieta restritiva, ainda mais o jejum, gera ainda mais compulsão alimentar. Até mesmo quem não costuma ter, pode apresentar uma vontade incontrolável de comer várias guloseimas, doces. 

Low carb emagrece?

A low carb é outra dieta da moda que também possui suas vantagens. A dieta cetogênica, que é a zero carboidratos praticamente, possui benefícios à saúde. Foi uma dieta usada para tratar epilepsia quando ainda não havia muitas drogas potentes, e ainda pode ser utilizado. Mas, é uma dieta muito restritiva e pode ser difícil. Contudo, vale dizer que se a dieta low carb com 100 ou 120 gramas de carboidrato pode ser difícil de seguir também. Então, vale dizer que a dieta cetogênica vale mais a pena, pois apresenta mais benefícios comprovados. Contudo, por restringir demais, pode retirar alimentos importantes, então é preciso cuidar com deficiências alimentares. 

Possivelmente, a dieta low carb apresenta vantagens, mas não funciona para todo mundo. É muito difícil de ser seguida e por aumentar a compulsão por carboidratos e doces pode atrapalhar alguns processos. Então, talvez você também não precise desta dieta. Contudo, se ainda assim tiver interesse, pode ser bom aprender algumas receitas e preparações low carb. Desta maneira, equilibrada com alguns momentos em que a ingestão de carboidrato excedeu as quantidades necessárias. 

Uma pesquisa recente publicada em 2020 fez uma revisão de todos os estudos existentes sobre as duas dietas para emagrecer do momento. Artigos sobre dieta low carb, assim como, jejum intermitente foram buscados a fim de compará-los. No entanto, os resultados não foram bons, já que não existe nenhum dado conclusivo que justifique usar estas dietas para emagrecer.

Dieta para emagrecer rápido? Pode ser cilada

Até é compreensível que você queira recuperar o tempo perdido com uma dieta para emagrecer rápido. A rotina mais puxada traz uma certa dificuldade em se alimentar bem. E ainda, associado à isso, nos dias de hoje normalmente a vida é bem sedentária, com horas e mais horas na frente do computador, TV, ou no carro, ônibus. Isso acaba gerando muitos quilos extras e quando você se dá conta engordou muito. Então, é natural que esteja atrás de uma dieta para emagrecer rápido porque sente um certo desespero.

Se existisse algum método infalível para perder barriga rápido, certamente, ia aparecer aqui. Contudo, a preocupação maior do blog é trazer informações corretas, baseadas em evidências e não apenas te dar qualquer resposta. Portanto, você até pode se desapontar, pois não existe dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana focada na perda de gordura corporal com saúde. Sem dúvidas, esta perda seria de água ou até músculos, ou poderia prejudicar o organismo, e não é recomendada.

Portanto, desconfie se alguém te prometer milagres, pois este processo de emagrecimento não é tão simples e não pode durar apenas uma semana. Dietas malucas podem não ter resultado, além de ainda colocar tudo a perder, desequilibrando ainda mais o corpo. Então, cuide de você, ame seu corpo e tenha atitudes corretas à sua saúde. A seguir você vai descobrir a melhor dieta para emagrecer com saúde e sucesso. A boa notícia é que é um cardápio simples de seguir, já que a ideia é que consiga aderir por bastante tempo.  

Se você quer uma dieta para emagrecer rápido ainda assim, vai ter algumas dicas especiais para montar seu cardápio. Basta seguir a risca, que vai ver os resultados antes.

Dieta para emagrecer: cardápio

Para saber como montar um cardápio para perder barriga siga as dicas abaixo.

Alimentos naturais para emagrecer
Alimentos naturais e frescos é o melhor para emagrecer

Alimentos naturais

A principal dica é usar alimentos ao seu estado mais próximo do natural. De preferência aos produtos locais e frescos, da época. Muita gente ainda faz dieta baseada em produtos industrializados light, zero caloria. Porém, não é indicado que use estes alimentos. Não trazem benefícios nenhum ao corpo e não resolvem o problema de maneira nenhuma.

Valorize a comida feita em casa, de forma artesanal, sem aditivos. Esta é a chavinha que você deve ligar. Até mesmo um sorvete ou pão, se for com bons ingredientes, pode ser colocado no cardápio. O problema é realmente as comidas industrializadas, então precisamos voltar ao modo de produção antiga. É o caso do pão de fermentação natural e do sorvete italiano tipo gelato artesanal . Costumam custar mais caro, por isso, a dica é aprender a fazer em casa e usar melhor seu dinheiro para investir em sua saúde com bons alimentos.

dieta cetogênica emagrece
Ideia de lanche sem carboidratos

Dicas inteligentes para emagrecer rápido

Como prometido, segue algumas dicas para emagrecer rápido e perder barriga. Entenda o que deve incluir no cardápio para emagrecer com saúde acima de tudo, mas tem algumas recomendações extras que podem ser usadas para potencializar a perda de gordura corporal. 

Frutas low carb

Prefira frutas com menor teor de carboidrato quando for consumir com outros alimentos, como na sobremesa ou no café da manhã, especialmente se já tiver outro carboidrato. Maracujá, morango, melão, pêssego, mamão, pitanga, umbu, limão cravo (principalmente) limão galego, figo, graviola, jambo, umbu e tangerina poncã. 

Proteína em todas as refeições, ou pelo menos quatro

Uma estratégia que pode ser boa para emagrecer rápido é colocar proteína em todas as refeições. Assim, dá mais saciedade e evita a perda de músculos, o que mantém o metabolismo acelerado. 

Entenda que você não precisa fazer uma dieta da proteína porque vai comer vários vegetais, frutas, cereais também. Mas, vai sair da alimentação rica em carboidratos que engorda. Deve incluir fontes proteicas em todas as refeições e não apenas no almoço/jantar, ou nem isso. Assim, será uma dieta para ganhar músculos e perder gordura corporal.

alimentos proteicos para dieta
Ovos com espinafre

Ovos (com gema e clara), frango desfiado, carne moída, atum ou sardinha, além de ricota, tofu, e pasta de grão de bico são alguns dos alimentos proteicos que você pode incluir no cardápio. Prefira as opções mais naturais como frango desfiado e até carne moída para preparar lanches saudáveis. Pode até ser um mini escondidinho saudável ou um salgado fit. Use a criatividade. Fuja de carnes ultraprocessadas – embutidos – que incham o organismo e estão associados com câncer. Até mesmo o peito de peru, afinal, tá mais do que fora da moda uma dieta light com este ingrediente.

Coma de 5 à 10 porções de legumes, verduras e frutas

A recomendação é comer cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. No entanto, já existem alguns especialistas indicando ainda mais, em torno de 10. Existem diversos benefícios do consumo de vegetais frescos para a saúde, além de ser cheio de fibras e vitaminas. Importantíssimos para o emagrecimento!

Aproveite as receitas veganas que estão pipocando para ter mais ideias de como usar vegetais. Desta forma, vai tornar as preparações muito mais leves e saudáveis. 

Para ilustrar as trocas que pode fazer, a couve-flor cozida e batida substitui o molho branco e fica ótima com massas.  A dica para ficar bom é colocar todos os temperos de um molho branco tradicional. Outro vegetal que pode ser usado para criar muitas receitas light é a berinjela, assim como a abobrinha. Ambos são ricos em fibras e em água e tem poucas calorias. Não tem muitos nutrientes, mas são uma delícia e são super levinhos, não engordam nada. Podem ser usados para substituir a lasanha e o canelone. A abobrinha ainda pode ser cortada num mandoline ou ralador especial e substitui o espaguete. 

Flores de brócolis e couve-flor também podem virar petiscos deliciosos assados com tempero ou molho. Use especiarias ou azeite, nada de maionese e molhos prontos, se não num vale. A couve-flor combina com páprica ou açafrão, enquanto o brócolis vai bem com ervas verdes e alho. Quando o assunto é doce, quem pode aparecer em todas as receitas quase é a banana. À começar por seu delicioso sorvete, que é apenas banana congelada e batida no processador ou no liquidificador com um mínimo de leite de coco ou leite.  

Fontes de carboidrato rica em fibras e com proteínas

Aveia, quinoa, lentilha, grão de bico e até feijão fornecem carboidratos, mas também são muito ricos em fibras. E ainda, são as melhores fontes de proteína vegetal, além de vitaminas e minerais como ferro. Por isso, são recomendados na dieta vegetariana, mas pode ser aliados da dieta para emagrecer rápido. 

Se você usar estas fontes de carboidrato, vai estar nutrindo seu corpo com as vitaminas e minerais necessárias, o que facilita o processo de emagrecimento. Isto é, o corpo funciona melhor, assim como tudo que ocorre dentro dele. Além disso, são formas inteligentes de usar o carboidrato, já que o índice glicêmico desses alimentos é baixo.

As leguminosas, que são o grupo do feijão e lentilhas, nem se fale. Tanto é que nem são consideradas fontes primárias de carboidratos, já que possuem proteínas também. Se você ainda acha que não pode comer feijão durante a dieta para emagrecer, pode mudar de ideia e incluir no cardápio. É um dos melhores alimentos. Lembre-se que é super importante fazer o remolho por 12 horas e desprezar a água para eliminar substâncias que atrapalham a digestão, dão gases e impedem de absorver os nutrientes. 

dieta do cuscuz para emagrecer
No lugar do pão, milho cozido com azeite, limão e ervas, carboidrato saudável e fresco.

Prefira ingredientes naturais

Se você quer emagrecer rápido, se livre dos industrializados ultraprocessados como biscoitos, sorvetes de pote, salgadinhos, sobremesas prontas e bombons. Até mesmo versões integrais possuem muito açúcar, gorduras ruins e poucas fibras e nutrientes. Avalie bem se vale a pena porque boa parte das comidas industrializadas encontradas por aí favorecem o excesso de peso. Até mesmo quando se dizem ser light, diet ou “integral”. Então, dê preferência à comidas 100% naturais, frescas, da sua região.

Diminua o uso do açúcar e do adoçante

Muita gente que faz dieta para emagrecer corta o açúcar e substitui por adoçantes. Contudo, ainda não está claro que estes produtos funcionem para emagrecer. De qualquer forma, usar muito adoçante faz as papilas gustativas permanecerem viciadas no sabor doce. Você vai ter um resultado muito melhor se começar a reeducar sua língua comendo menos açúcar e adoçante. Assim, vai necessitar menos do doce e vai ter menos vontades compulsivas. Além disso, se usar uma quantidade pequena de açúcar, não tem problema entrar numa receita de bolo ou para adoçar o café. 

Além disso, alguns estudos mostram que as bebidas com adoçantes causam uma confusão no corpo. Em geral, possuem poucas ou zero calorias, como chás e refrigerantes light e zero. Porém, ao tomar em jejum e sentir o gosto doce, seu corpo entende que com este sabor tem calorias por vir a partir do açúcar. Ao esperar e se decepcionar, o organismo rebate com uma vontade de comer um doce ou comer mais alguma coisa para obter as calorias que tanto almejava.

Dietas para emagrecer
Diet concept

Orientações nutricionais e dicas extras 

Veja mais dicas extras e algumas orientações nutricionais básicas para sua dieta para emagrecer com saúde.

Tome água, se hidrate 

Ás vezes, você pode sentir sede e confundir com fome. Portanto, tome água e outros líquidos saudáveis e mantenha a hidratação.

suco para emagrecer
Suco fresco de melancia com limão

Não fique morrendo de fome

Se você estiver a muito tempo sem se alimentar, coma. Não fique morrendo de fome, pois está definitivamente não é a sensação que você deve ter durante a dieta para emagrecer com saúde.

Faça exercícios

Fazer exercícios é uma ótima forma de gastar energia e aliviar a ansiedade. Assim, você não precisa ter uma dieta com poucas calorias, que vão te dar fome. Se seu gasto calórico for mais alto, dá pra comer mais e você fica mais feliz.

Fazer um diário alimentar

Faça uma tabela no papel, caderno, celular ou computador com horários que comeu a refeição, o que comeu e como estava se sentindo no momento. Este exercício é excelente para se conhecer melhor e entender quando você pode estar com fome e quando é apenas compulsão alimentar gerada pelo tédio, ou ainda, ansiedade, tristeza, alegria. Enfim, é um fato que associamos nossas emoções com a alimentação. 

O objetivo deste diário alimentar das emoções não é que você julgue a si mesmo. É uma forma de autoconhecimento para entender quando você tem mais vontade de comer, e quando não. Também trata-se de uma prática interessante para perceber a forma que nos relacionamos com a comida. Assim, é possível entender quais momentos te fazem sair totalmente da dieta.   

O que comer para emagrecer
Chocolate também entra na dieta se for puro cacau e açúcar (com ou sem leite).

Comer de tudo, sem exageros é a chave do negócio

É importante entender que você pode comer de tudo, ou quase tudo, mas sem exageros. É muito melhor pensar que você pode comer todos os alimentos que quiser, mas A ideia do diário alimentar proposta acima 

Alergias alimentares e intolerâncias podem afetar o emagrecimento 

Embora muitas dietas restritivas sejam puro modismo, as dietas sem glúten e sem lactose, assim como alimentação vegana não é apenas moda. De fato, de uns tempos para cá, as intolerâncias e alergias, Existem até algumas alergias mais “leves”, que não são de grau I, como as que causam a reação na hora em que come e logo passa mal e pode até ter edema de glote. Mas, existem alergias do tipo grau 4, que são hipersensibilidades. Consumindo sempre estes alimentos, há uma sobrecarga que pode gerar alguns sintomas, afetando o intestino e outras partes do corpo. 

Então, fazer uma dieta sem glúten para quem é celíaco, ou ainda, tem uma hipersensibilidade ao glúten é fundamental. Assim como, fazer . Existem muitas pessoas que têm estes problemas alimentares e nem sequer sabem. 

Para não se tratar apenas de uma dieta da moda, desista da ideia de tomar leite sem lactose, assim como outros laticínios lac free. Se você não sabe se é intolerante, de nada adianta eliminar a lactose. Inclusive, vale dizer que em muitos casos, o que acontece é que as pessoas tem problema com o leite, mas não com a lactose, e sim com uma alergia à proteína do leite de vaca. Então, ao eliminar a lactose, consumindo produtos com leite e a enzima lactase, os chamados “lac free”, o problema só continua.  

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo