Principais benefícios da prática de exercícios físicos

Você sabe quais os benefícios da prática de exercícios físicos regular? Todo mundo já ouviu falar que precisa se manter ativo para ter uma vida saudável. Agora você vai descobrir os motivos, entendendo principais benefícios da atividade física para sua vida. E ainda, leia o texto até o final para saber exatamente quanto tempo de exercício precisa para ter benefícios.  

Exercício é uma prática barata e eficaz para ter uma vida mais saudável, equilibrada e prevenir diversas doenças. Pode até mesmo ser de graça e todo mundo pode fazer em qualquer lugar. Aliás, outro ponto que é desvendado aqui é o benefício do exercício físico para todas as idades. 

Então, já sabe, não tem desculpa para não se mexer. Até porque existe uma atividade física perfeita para você. Mesmo quem já tenha alguma doença ou problema de saúde ou físico pode encontrar algum exercício que faz bem para você. Descubra a seguir porque fazer exercícios faz bem. Sem dúvidas, depois de descobrir todos os benefícios da atividade física e começar, não vai mais querer parar.   

Quais os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde?

Quer saber quais são os benefícios da atividade física? Então veja esta lista abaixo e descubra porque exercícios fazem bem à saúde. 

Benefício dos exercícios físicos

1. Exercícios físicos aumentam a imunidade 

Praticar atividade física frequente fortalece o sistema imunológico. É claro que não se trata de um exercício super intenso, que pode até mesmo debilitar a imunidade. Mas, incluir a prática de atividade física na rotina mantém o corpo mais saudável e protegido. É isso mesmo, se você quer conquistar mais qualidade de vida, o que deve ser um desejo de todos, precisa começar a mexer o corpo. 

Quer entender porque os exercícios físicos aumentam a imunidade? A atividade aumenta a função das células imunes do tipo linfócitos chamados natural killers. Estas células são responsáveis por matar outras células que estão infectadas por algum vírus ou até tumores malignos do câncer. Por isso, é fundamental para a proteção do organismo, mas isso você já deve ter percebido, não é mesmo? 

Entenda que esta não é uma ação que dura eternamente. Por este motivo, é indicado que você pratique exercício, de forma moderada, diariamente. É isso mesmo, todos os dias incluindo sábado e domingo. Até porque, o corpo não sabe que é final de semana. Para aumentar a resposta imune, 30 a 60 minutos de atividade física já bastam. 

Mas, exercício não baixa a imunidade?

Só para reforçar, práticas intensas que exigem demais do corpo podem trazer o efeito contrário e baixar a imunidade sim. Portanto, você pode estar se perguntando se fazer alguma atividade física todos os dias não é demais para o seu corpo. O que é preciso entender é que exercício excessivo é de acordo com a intensidade e não em praticar todos os dias. 

Trata-se de atividades leves como corrida, yoga, caminhada, até uma corrida mais leve para quem já tá acostumado. Um treino funcional ou com pesos também faz bem. Acredito que você tenha noção do que o seu corpo está acostumado e não está. Então, mesmo que tenha ficado alguns dias, meses ou anos na preguiça, nada de querer compensar em apenas uma sessão. Pegue leve contigo para obter os benefícios da prática de exercícios físicos.

Outra dica é escolher algum exercício que tenha prazer em praticar e que se identifique. Não tem problema experimentar várias modalidades até se encontrar. Até porque outra explicação para o exercício aumentar a imunidade é por conta da modulação do estresse. Isto porque o sistema imune funciona em conjunto com o sistema nervoso e o endócrino. 

Sendo assim, relaxar é uma das melhores maneiras de fortalecer o sistema imune. Por isso, o exercício aumenta a imunidade atuando de diversas formas. Como aumenta a sensação de bem-estar por conta da produção de neurotransmissores que acontece durante a atividade também deixa o organismo mais protegido contra invasores.

2. Exercícios físicos fazem bem ao coração

Atividade física é importante porque exercícios físicos fazem bem ao coração. É uma das melhores formas de ter saúde cardiovascular e manter a circulação sanguínea adequada. Este é um dos principais motivos dos médicos recomendarem a prática regular, mas como vimos na lista, não é a única. 

Para começar, a atividade física é uma das melhores formas de controlar o colesterol. É a maneira mais eficaz de aumentar o HDL colesterol, o bom colesterol. Também ajuda no equilíbrio do colesterol total e triglicérides. Além disso, sabe-se que praticar exercício físico é uma ótima maneira de evitar diabetes. 

Esta doença é causada pelo aumento da glicemia, açúcar no sangue. Até mesmo quem já é diabético, tem enormes benefícios ao começar a se exercitar. Dá para controlar a glicemia de forma bem mais fácil. Isto porque logo após o exercício, você até pode comer carboidrato simples que sua glicemia não vai aumentar. 

O corpo está sedento por glicose, energia para repor o que foi gasto. Então, o açúcar é consumido rapidamente. Contudo, não saia achando que pode comer o que quiser depois do exercício, se for diabético. É preciso calcular o quanto gasta e o que vai poder comer. 

Além disso, muito é falado dos benefícios da prática de exercícios físicos para hipertensos. Isto mesmo, a atividade física previne hipertensão, além de contribuir muito para o tratamento e controle da pressão arterial. Isto faz com que o sangue flua mais fácil, com boa circulação. Assim, não causa problemas para o músculo cardíaco que precisa bombear todo este sangue.

Sendo assim, a prática regular torna-se um combo de proteção para o sistema cardíaco. Isto porque contribui para evitar os principais fatores de risco para doenças do coração e vasos sanguíneos.  Os benefícios do exercício físico para o coração também são por aumentar o fluxo sanguíneo.

E ainda, oxigena e leva nutrientes para todos os outros órgãos do corpo. Por este motivo, existem tantos benefícios da prática de exercícios físicos regular.

3. Benefícios da prática de exercícios físicos no câncer

A prática regular de atividade física é indicada para fortalecer a saúde cardiovascular no câncer. Isto porque é comum que pessoas que estejam em tratamento de um câncer venham a ter problemas cardíacos. Mas, não é apenas este motivo que o exercício físico é indicado no câncer. 

Outro motivo da importância do exercício físico no combate ao câncer é pela prevenção da caquexia. Esta condição super comum durante o tratamento oncológico é uma atrofia severa dos músculos. É claro que é indicado fazer exame médico antes de iniciar atividade física. Assim, o médico vai te orientar o que é mais indicado para você no momento. Isto vale para todo mundo, ok? 

O exercício também serve para prevenir alguns tipos de câncer. Por conta de outros benefícios da prática de exercícios físicos, citados neste artigo, também pode evitar o aparecimento de tumores em algumas partes do corpo. Os principais tipos de câncer evitados com atividade física são de útero, mama e intestino. Inclusive, um estudo no Ministério da Saúde apontou que 12% das mortes por câncer de mama poderiam ser evitadas com o exercício.   

4. Atividade física melhora o sono

Quem tem insônia também pode ser muito beneficiado com a prática de exercícios. Isto porque a atividade física melhora o sono. Então, se você não consegue dormir direito, demora para adormecer ou até mesmo acorda no meio da noite, vai se dar bem ao se exercitar. 

Pode te ajudar bastante, vale a pena tentar. Muito mais saudável do que depender de remédios para dormir e pode ser mais eficaz do que um chá relaxante. A qualidade do sono é super importante para a saúde. Até porque é um momento crucial para o equilíbrio do corpo, já que é quando ocorrem reparos do que é necessário. Isto porque é durante o sono profundo que o organismo produz hormônios importantes para controlar diversas reações.

Sendo assim, uma boa noite de sono é fundamental para obter também diversos outros benefícios dos exercícios já citados aqui. Por exemplo, a qualidade do sono influencia no ganho de massa magra, tem relação com a ansiedade, além de fortalecer o sistema imunológico. Quem é muito agitado pode preferir se mexer de dia. Porque fazer exercícios pela manhã?  

Embora muitos pensam que a atividade física à noite causa insônia, não é exatamente isso. O que acontece é que quem já tem dificuldade de desligar para pegar no sono pode ficar mais ligado no 220 volts ao fazer exercícios à noite. Especialmente se for uma aula super animada, corrida com música eletrônica ou um treino intenso. Tudo depende e isto pode ser bem individual. Perceba o que funciona melhor no seu caso.  

5. Benefícios dos exercícios físicos para a mente

A prática de exercícios físicos regular ajuda a lidar com a ansiedade, estresse e depressão. Pode fazer uma diferença enorme na sua vida e ser o hábito que falta para se sentir melhor. Até mesmo quem não sabe que tem problemas com isto, vai notar-se bem menos ansioso e mais feliz, animado.

Todo mundo já deve ter ouvido falar que atividade física aumenta a sensação de bem-estar, não é mesmo? Aquele jeito gostoso que você se sente depois que faz exercícios ou dança é decorrente da liberação de serotonina. É o neurotransmissor responsável por essas sensações boas.

Mas, não é o único. Ao aumentar a circulação de sangue no cérebro, a prática física aumenta a disponibilidade de noradrenalina, GABA e dopamina. É por isso que exercício faz bem para o cérebro assim como todo resto do corpo, ou até mais. 

Além de ajudar demais na ansiedade, é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Também é um grande aliado contra a depressão. Pode experimentar, uma sessão de exercícios físicos vai fazer você esquecer de qualquer problema.

É por este motivo que algumas pessoas gostam de incluir a prática de atividade física na pausa para o almoço. Traz aquela sensação de quebra da rotina de trabalho, ajudando a mandar as preocupações embora. 

Além do mais, a atividade física aumenta a auto-estima. É um ciclo de bem-estar sem fim, pois você vai se sentir melhor consigo mesmo. Só por estar se cuidando, já é um grande ato de amor-próprio, que você vai sentir na pele. 

6. Melhora a memória e o raciocínio

Você já sabe dos benefícios da atividade física para a circulação e para o sistema nervoso, certo? Também já sabe que o exercício faz bem para o cérebro porque produzimos substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. O que você provavelmente não sabe é que o exercício também melhora a memória e o raciocínio. 

Sendo assim, uma estratégia maravilhosa para quem está exigindo demais da cabeça é praticar atividade física. Não apenas porque vai te distrair, aumentar a felicidade e reduzir a ansiedade, o que por si só já aumenta o foco. Afinal, quem consegue trabalhar ou estudar com um problema na cabeça? 

E tem mais, os benefícios do exercício serão potencializados se você praticar logo após o período de estudo ou trabalho. Isto porque a atividade vai aumentar a circulação de sangue na cabeça. Com isto, tem-se mais catecolaminas, substâncias exigidas para a memória. Assim, será mais fácil de consolidar tudo o que aprendeu ou fez para seu projeto.

Outro grande benefício da prática de atividade física é a estimulação do hipocampo, área do cérebro relacionada com a memória e as emoções. É por este motivo que a atividade física faz bem e faz com que você se sinta bem. As vantagens são tantas, que até podem aumentar o desempenho escolar em crianças e adolescentes.  

Como já foi apontado os benefícios da atividade física para qualquer idade, o cérebro mais velho também envelhece melhor com exercícios. Isto porque ao estimular a produção de novas células do hipocampo também previne diversas doenças como demência senil, mal de Parkinson e Alzheimer. 

7. Fortalece os ossos e combate à osteoporose

É verdade que para ossos fortes é preciso consumir cálcio, mas você sabia que não é só isso? Fazer exercícios é importantíssimo para fortalecer os ossos. Sendo assim, é uma das melhores maneiras para ajudar no combate à osteoporose. É por isso que a musculação vem sendo cada vez mais indicada para idosos. Mas, não é só exercícios com peso que fazem bem aos ossos. 

Uma simples caminhada também pode fazer com que o organismo crie mais tecido ósseo de qualidade. Praticar exercícios na terceira idade previne osteopenia e osteoporose, além de todos os outros benefícios da atividade física para a saúde. A prática de exercício regular diminui as fraturas ósseas, que são uma das principais causas de mortalidade em idosos. 

Portanto, mesmo que você nunca tenha tido este hábito, nunca é tarde para começar. Mexa o esqueleto e vai se sentir muito bem. É fundamental para a saúde. No entanto, é lógico que não precisa esperar envelhecer para ser esportista. Em qualquer idade exercício faz bem e é importante para a saúde, desde crianças e adolescentes. 

Se você é mais novo também vai obter os benefícios dos exercícios físicos para a saúde. Isto, desde que a prática seja adequada à sua faixa etária. Como os exercícios estimulam a coordenação, o desenvolvimento e o crescimento são fundamentais desde cedo. E ainda, aumentam a flexibilidade dos tendões e ligamentos. Por isso, é legal introduzir o exercício em todas as etapas da vida.

8. Pode aumentar a líbido e melhorar a vida sexual

O exercício melhora todas as áreas da sua vida, incluindo a saúde sexual e libido. É uma das melhores maneiras para estimular e quem sabe melhorar a qualidade de vida. Ao aumentar a circulação, o exercício favorece a vida sexual de homens e mulheres. 

Percebe como o exercício físico faz bem para todas as áreas da sua vida, aumenta a auto-estima e faz você se sentir melhor? Sem dúvidas, é uma maneira de ter mais saúde e felicidade. 

9. Atividade física faz bem pra pele

Muita gente faz exercício para ficar mais bonito, mas você sabia que a atividade física faz bem para pele? Pois é, por aumentar o fluxo sanguíneo, traz mais nutrientes para a derme. Assim, você fica com uma aparência mais corada e tonificada por aumentar a renovação constante desta proteção externa do nosso corpo. 

Portanto, além de ficar com a pele mais hidratada, revitalizada e macia, também diminui as rugas e linhas de expressão. Dentre os diversos benefícios da prática de exercícios físicos para a terceira idade, a pele também ganha aparência mais jovem.

Sem falar que você mantém tudo no lugar, pois fica mais firme. Isto tem mais a ver com a parte muscular que é tonificada do que com a pele em si. Contudo, vai sentir o rosto mais belo e pode até acabar com as espinhas. 

Já percebeu como os sistemas do corpo estão todos interligados? Pois é, a atividade física faz bem pra pele também porque diminui o estresse. Sendo assim, também reduz a acne. E ainda, evita o envelhecimento precoce da pele porque o exercício provoca aumento das defesas antioxidantes naturais.  

10. Benefícios da prática de exercícios físicos para os músculos

Fazer exercícios fortalece os músculos, o que significa que você pode ganhar massa magra. Mas, também traz mais resistência aos músculos, que irá suportar cargas por mais tempo. Isto pode até parecer papo que interessa apenas quem faz academia, mas é fundamental para a saúde. 

Por este motivo o exercício físico faz bem, inclusive para evitar dores posturais, nas costas, na lombar. Ao tornar a musculatura mais forte, principalmente do centro do corpo, dá mais estabilidade e firmeza na postura. Isto é essencial para não ter dores frequentes.

Por este motivo, principalmente as atividades que estimulam o core, como pilates, treinos funcionais e yoga são muito indicados e podem ajudar com dores nas costas também. 

Fortalecer os músculos também torna-se importante com o passar do tempo. Isto porque é natural que ao envelhecer, perde-se músculos. Por isso, muitos idosos ficam muito magros e fracos, sendo assim, fortalecer a musculatura é importante até mesmo para manter a coordenação e equilíbrio. Este é mais um dos benefícios da prática de exercícios físicos na terceira idade.

11. Traz mais disposição 

Praticar exercícios físicos dá mais disposição e energia, afastando aquela preguiça frequente. Você já reparou que quanto mais ficamos sedentários e inativos, mais preguiça dá? Pois é, quanto menos energia gastamos menos temos disponível. Isto acontece por conta das mitocôndrias, as máquinas produtoras de energia celular. 

Quando você se exercita frequentemente, seu corpo gasta mais energia e entende que precisa de mais ainda. Então, produz mais mitocôndrias nas células e sabe o que isso significa? Mais fabriquinhas de energia, mais disposição para fazer as coisas e menos vontade de ficar o dia todo no sofá.  

Por isso, vale a pena enfrentar a preguiça no começo para começar a se exercitar regularmente. É claro que não precisa de muito, uma corrida leve, uma caminhada ou alguns exercícios em casa já podem fazer este trabalho. Todos estes benefícios da prática de exercícios físicos podem ser notados após um mês de atividade. Experimente e depois conte as mudanças que o esporte trouxe para sua vida. 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo