Correr na esteira ou na rua: qual é melhor

Correr na esteira ou na rua, qual é melhor? Aliás, qual é a diferença? Algum emagrece mais ou é mais benéfico? Esta dúvida pode aparecer para qualquer corredor iniciante ou até mais experiente. Adiantando, já te digo que cada um dos tipos de corrida tem suas vantagens, assim como as desvantagens. Sendo assim, você até pode optar por fazer as duas coisas. 

Às vezes, você até já pratica os dois tipos de corrida. Mas, ainda tá na dúvida de qual a diferença, qual é melhor. Então, a seguir você verá qual o benefício de correr na rua ou correr na esteira. Afinal, vai entender qual a diferença entre as duas, porque elas existem sim. De qualquer maneira, correr faz bem e você entenderá porque existem tantos benefícios na corrida. E ainda, será que correr na esteira emagrece? Na rua emagrece mais? Também verá as contraindicações, além de entender as particularidades de correr na praia na areia fofa. Tudo a seguir!

Correr faz bem? 

Correr faz bem? Sem dúvidas nenhuma, os benefícios da corrida são inúmeros, tais como: 

  • pode ser praticada em qualquer lugar
  • não precisa de nenhum equipamento específico
  • traz bem -estar, ajuda a esvaziar a mente
  • contribui positivamente para a química cerebral
  • ajuda combater ansiedade e depressão
  • melhora a memória e a cognição, importante para a inteligência e foco
  • ajuda a controlar níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial
  • previne doenças crônico não transmissíveis como cardiopatias, Alzheimer, Parkinson
  • aumenta o fôlego e o condicionamento físico
  • define os músculos, principalmente da perna e abdominal

Contudo, a corrida possui contraindicações também. Especialmente quem tem problemas nos tendões e ligamentos dos membros inferiores, na região de joelhos e tornozelos, calcanhares. Por se tratar de um esporte com alto risco de lesão por sobrecarregar as articulações, é preciso tomar alguns cuidados. Portanto, você pode controlar alguns pontos durante a corrida para evitar de se machucar que você verá a seguir.

Leia também: O que comer antes e depois do treino?

Correr na esteira ou na rua: qual a diferença?

Correr na esteira ou na rua não é igual. Então conheça a seguir cada uma de suas particularidades e veja qual a diferença nas duas corridas. E ainda, tem um bônus, pois você também vai descobrir como é correr na praia. Todas as vantagens e desvantagens, pese na balança e decida onde é melhor começar seus treinos. Veja qual é a diferença entre elas:

Correr na rua

Correr na rua é mais agradável para a mente porque você vê diferentes paisagens, sente o vento bater no rosto. Também por isso, a corrida de rua oferece mais atrito do vento. Em outras palavras também podemos dizer que a corrida oferece uma dificuldade a mais.

Além disso, correr na rua sofre mais com estas e outras influências externas. Aliás, para o corredor importa muito o ambiente em que se está. É plano ou é cheio de montanhas, ladeiras e subidas? É frio ou mais quente? E ainda, para quem não sabe, a umidade influencia muito na corrida. Em teoria, correr em ambientes mais úmidos é mais saudável. Isto porque quando a umidade relativa do ar está muito baixo, aquela secura, como exemplo 30%, pode gerar muito mal estar.

Por outro lado, correr na praia, ou até mesmo a corrida de rua em cidades litorâneas é diferente. Em locais que a umidade é muito alta e quente o o desempenho do atleta pode ficar bastante comprometido. Além disso, quem não está acostumado com estas adversidades pode realmente passar mal. E isto pode ser grave, inclusive. Portanto, fica claro que a corrida de rua precisa de cuidados e precauções. E por ser um esporte ao ar livre, é influenciado pelo ambiente que está treinando. É como se fosse analisar as condições do mar e das ondas para surfar.

Correr na esteira

Correr na esteira possui um monte de benefícios. Não importa se está um vendaval lá fora, chuva, ou ainda, um calor com sol de ferver, quase chegando nos 40 º C. Num ambiente externo é possível controlar a temperatura. E até mesmo, com mais alguma dificuldade, a umidade.

E ainda, durante a corrida na esteira, você acompanha em tempo real seu cronometro de tempo. Além disso, confere seus batimentos cardíacos, já que quase todas as esteiras possuem esta função. E ainda, na esteira você tem a vantagem de saber a velocidade exata que está correndo. Ou ainda, pode controlar diversas outras variáveis como a inclinação para simular uma ladeira.

Mas, então, correr na esteira faz bem também? Bem, correr na esteira não é a mesma coisa que a corrida de rua. Como não existe a resistência de correr contra o vento, acaba sendo um pouco mais fácil correr na esteira. Por outro lado, isso não precisa ser exatamente uma desvantagem. E ainda mais, há outros benefícios em correr na esteira. Isto porque o impacto de correr é muito menor na esteira. Isto se comparar exatamente as mesmas condições. E ainda você consegue controlar muito mais a velocidade e a qual inclinação botar.

Corrida na praia
Correr na praia é bom?

Correr na praia 

Você já pode ter ouvido dizer por aí como correr na praia emagrece e define o corpo. Mas, será que correr na areia fofa é benéfico mesmo? Como correr na praia? De tênis ou descalço? Veja as principais dicas. 

Correr na praia emagrece, assim como qualquer outra corrida. Realmente, a corrida na areia fofa oferece uma resistência à mais. Então, pode definir as pernas e glúteos, pois andar na areia estimula estes músculos da região.Mesmo que seja um ponto positivo, a corrida na praia pode oferecer mais riscos ao organismo em algumas situações.

Desvantangens de correr na praia

Em cidades litorâneas, e ainda mais, na areia da praia, correr é mais suscetível à influências externas. A natureza muda constantemente, então existem dias que está mais frio e vento. Enquanto outros, estão quentes, mais ainda assim, alguns locais ainda podem manter a umidade lá em cima. Neste caso, a corrida pode se tornar muito perigosa, pois pode provar superaquecimento.

E não pense que apenas corredores iniciantes sofrem com isso. Quem é corredor profissional ou já bem experiente, participa de corridas e maratonas, também pode sofrer consequências sérias, até mesmo AVC. Isto ocorre porque com a umidade tão alta, o suor não é eficaz para desempenhar seu papel, que é justamente resfriar o corpo. Quando o suor evapora, o organismo consegue baixar a temperatura.

Sendo assim, correr em baixa umidade faz com que o corpo aqueça naturalmente. Vai ser ainda pior se a temperatura ambiente estiver alta, acima de 30º C. Então, você sua, mas não consegue evaporar e baixar a temperatura. E aí se não parar e deixar o corpo ventilar, além de se hidratara corretamente, pode sofrer acidentes.

Por outro lado, correr na praia é gostoso para mente, pois você vê uma paisagem agradável. Então, o bom senso aqui deve prevalecer sempre. Espero que já tenha dado para entender que correr na praia, na areia fofa ou não, assim como correr na esteira ou na rua tem vantagens e desvantagens. Sendo assim,

Correr na areia fofa? 

Você até pode correr na areia fofa, desde que tenha algum profissional te orientando. Além disso, precisa ter certeza que pode fazer este tipo de atividade. Ou ainda, que este exercício é ideal para você no momento. Sendo assim, é preciso fazer exames médicos antes de começar a atividade física.

Outras dicas para correr na areia fofa é escolher praias com a faixa de areia mais larga e plana. Quando a praia é de tombo, não é legal correr, pois o desnível pode prejudicar o joelho ainda mais. Isto porque seu corpo fica totalmente torto, interfere na sua pisada também. Enfim, não é impossível, mas é ideal apenas para quem tem mais resistência e conhecimento sobre corrida.

Lembrando que este esporte parece simples, já que é só sair correndo, mas é preciso preparar o organismo para tal. Se não, a corrida pode prejudicar o corpo e fazer até mesmo com que você venha a ter problemas no joelho, calcanhares. Portanto, o bom-senso é extremamente necessário aqui. Não vá iniciar uma atividade física que você acha que vai ser bom para você sem orientação profissional. Desta forma, você evita de se machucar e pode continuar a praticar exercícios sempre.

Correr na esteira ou na rua: qual é melhor? 

Corrida no parque
Corrida no parque em meio à natureza

De qualquer maneira, correr faz bem. Cada local que escolher correr pode ser uma vantagem. Enquanto correr na esteira faz bem porque você tem a exata velocidade e inclinação que deseja. E ainda, sabe exatamente o que fez após cada corrida: distância percorrida e tudo mais. É claro que aplicativos de celular, passômetros e outros também podem ajudar nisso para quem quer correr na rua ou no parque. 

Porém, a corrida de rua oferece mais riscos e não é recomendada para quem já tem problemas no joelho, calcanhar ou algum outro ponto no pé. Quem possui dores na região lombar pode sofrer com a piora por correr na rua ou ainda na areia. Sendo assim, é indicado incluir no seu treino semanal outros exercícios para fortalecer a região do core, além de alongamentos profundos na região. Pilates e yoga são exemplos excelentes.

Ainda falando sobre correr na esteira ou na rua, existem outros pontos positivos para o aparelho. Correr no sol faz mal, isto quando é muito quente. E ainda, não emagrece mais nem te ajuda a ganhar mais resistência, embora você veja bastante suor pingando. Pode até perder peso, mas isto é apenas água, além de sais minerais indo embora. Sendo assim, estes quilos a menos não representam muitos pontos positivos, mas podem gerar desidratação severa, câimbras, queda de desempenho. Com a performance lá embaixo, é claro que não irá emagrecer mais, nem definir os músculos. É preciso cuidar mais do corpo para emagrecer, pois se você fizer exercícios extremamente ofensivos ao seu organismo irá estar se prejudicando apenas.

Correr na esteira ou na rua: qual emagrece mais?

Correr na esteira ou na rua emagrece, cada qual com suas vantagens. Para explicar melhor, o que acontece é que correr na rua é mais divertido em geral. Isto faz com que tenha um estímulo positivo para querer correr mais vezes. Sendo assim, correr na rua emagrece mais se pensar por este lado. De outra forma, correr na esteira te possibilita fazer a atividade mesmo quando não dá pra sair para correr.

Às vezes, as interferências externas atrapalham tanto que é impossível correr na rua. Ou ainda, seria melhor se existe uma possibilidade de correr sem se expor. E existe, uma bela invenção: a esteira. À princípio, não pense que o aparelho feito para correr sem sair do lugar era típico de clubes e academias. Na verdade, ela foi inventada em 1818 para prisioneiros. Então, anos mais tarde a sociedade viu as vantagens de fazer esteira para trabalhar o corpo. E para não faltar no treino, mesmo se estiver chovendo. Você até pode correr na chuva, mas muitos preferem não. Até para preservar o sistema imunológico.

Correr na esteira ou na rua?

Correr na esteira ou na rua?O ideal é intercalar os treinos da esteira com a corrida de rua. Assim, pode praticar das duas maneiras, ganhando vantagens com as duas. Portanto, nos dias após uma corrida mais intensa, você pode praticar na máquina, pois é mais fácil correr na esteira. Ou ainda, quando não quiser correr na chuva ou no sol. E também quando não puder sair na rua para correr.

De qualquer forma, é bom que as pessoas que costumam correr na esteira também procurem correr na rua às vezes. Isto para praticar o esporte mais realidade e desafios. E além disso, para quem pretende evoluir na modalidade esportiva, que traz tantos benefícios ao corpo. Assim como, para corredores que pretendem participar de corridas, maratonas ou até triathlon.

Dicas para correr na esteira ou na rua

Para evitar de lesionar-se na corrida, tem dicas que você pode seguir para correr na esteira ou na rua. Portanto, você pode controlar alguns pontos durante a corrida para evitar de se machucar. Primeiramente, deve sempre fazer o aquecimento correto do corpo, iniciando o exercício e esquentando as articulações e músculos aos poucos. Depois do treino deve fazer um alongamento leve. Contudo, em outros momentos faça uma sessão profunda para se alongar melhor. E ainda tem a a alimentação. Entenda tudo a seguir!

A começar pelo alongamento antes de correr, saiba que este é um assunto polêmico. Você sempre deve ter ouvido falar para se alongar antes. Contudo, atualmente, as recomendações dizem que o melhor é se aquecer antes de correr, ou seja, fazer apenas o aquecimento antes do treino.  Existem alguns exercícios específicos para aquecer a musculatura e articulações mais requisitadas na corrida. Além disso, preparam a mente para a atividade que virá.

Então, poderá se alongar depois de correr, mas de forma leve e suave. É indicado acrescentar na sua rotina diária uma boa sessão de alongamentos mais profundos em outro momento longe da corrida. Ou ainda, ao menos três vezes por semana. Bem como a prática de yoga que também alonga bastante e pode ser praticada até mesmo duas vezes. Outro benefício da yoga para os corredores é trabalhar a respiração, tornando-a mais consciente. Com isso, contribui demais para ter fôlego durante a corrida. 

Aquecimento antes de correr

Para aquecer antes de correr, segue uma lista de exercícios que você pode fazer:

  • prancha e outros para ativar o core
  • alongamento dinâmico com agachamentos com saltos, avanços, etc.
  • polichinelo
  • corrida no lugar
  • trotes leves

Outro aquecimento que pode ajudar é caminhar como se estivesse muito feliz, passeando no bosque. Assim, dá passos bem longos, com bastante amplitude no movimento, além de dar saltos também. Tudo bem devagar no início.

Para evitar as lesões, a alimentação para o corredor também contribui bastante. Os nutrientes podem ajudar a prevenir lesões por promover a defesa do organismo e recuperação que o corpo precisa após o exercício. Além da proteína, vitaminas e minerais são fundamentais. São encontradas nos cereais integrais, sementes, frutas, legumes e verduras. Também é importante consumir muitos antioxidantes que são os corantes naturais de vegetais. É o caso do que da cor à laranja, cacau, açaí, tomate, melancia, cenoura, morango e cúrcuma, só para exemplificar rapidamente.

Sem falar do carboidrato, que é o nutriente mais importante do corredor. Isto porque é fonte de energia para o exercício, e assim, vai preservar seus músculos. Ou seja, também contribui com o ganho de massa. Além de ser fundamental para o bom desempenho na corrida. Até mesmo para quem quer emagrecer, o dia de correr é bom para comer carboidratos.

Por fim, para concluir, se você seguir todas estas dicas e cuidados pode correr na esteira ou na rua. Ou ainda, pode correr no parque, na praia, desde que seja com orientação e cuidado. Quem tá liberado para correr pode praticar corrida onde quiser. Tem alguma dúvida sobre corrida que ainda restou? Então, comente abaixo. Se gostou deste artigo, compartilhe com quem merece saber.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo