O que é hóquei? No gelo, de grama, de mesa, regras e muito mais

Você sabe o que é hóquei? Sabe tudo sobre as principais variedades do esporte? Ou sequer sabia que ele pode ser praticado no gelo, na grama e até na mesa? Este artigo é para quem quer saber as regras e muito mais desta prática.

Então se você é fã da modalidade e quer saber um pouco mais do hóquei no gelo e suas regras. Assim como de suas outras vertentes, seja para assistir ou jogar, dá só uma olhada no que vamos abordar neste texto:

O que é hóquei? 

Hóquei é um esporte praticado entre dois times, com o objetivo de fazer a maior quantidade de gols em certo tempo.O tempo varia de acordo com a modalidade, bem como o número de jogadores.

O hóquei pode ser jogado no gelo, na grama, em quadras, rua, sendo os dois primeiros os mais populares. Tendo em comum regras, além de patins, tacos e bolinhas. 

Também existe o hóquei de mesa e não trata-se de um jogo presente em fliperamas ao redor do mundo, este é o Air Hockey. Tem até campeonato e federação.Depois de falar sobre o que é hóquei, vamos entender um pouco das modalidades mais comuns. 

hóquei
O que é hóquei

Hóquei no gelo

O hóquei no gelo é a mais popular das modalidades do hóquei. Seja pelo números de praticantes e/ou torcedores. É um esporte olímpico, muito popular em países escandinavos, na Rússia, ou principalmente no Estados Unidos e Canadá. Sendo a NHL, ou Liga Nacional de Hóquei sua principal federação. Responsável por sua liga mais popular, entre os dois países anteriormente citados. 

O Canadá é considerado o berço do hóquei, onde o esporte começou a ser jogado em 1834, por oficiais do exército, a fim de se aquecer e entreter nas baixas temperaturas.O país é o mais vitorioso considerando campeonatos mundiais e olimpíadas.  

As pistas e/ou quadras, são chamados de ringue de patinação, sendo em gelo especial ou temperatura de até 10 graus negativos. O gelo especial garante que o esporte possa ser praticado até no verão. 

São 6 jogadores de cada lado, que podem ser substituídos ilimitadamente, bem como entrar e sair do jogo. A partida é dividida em 3 tempos, cada um com duração de 20 minutos e intervalos de 15 minutos entre eles. O cronômetro é paralisado sempre que a bola está fora de jogo, em faltas, comemorações e brigas.

Sim, brigas. O hóquei é considerado um esporte muito violento, sendo que até tem regras para suas brigas. Vamos falar disso mais adiante. O disco, que é chamado de puck, pesa de 156 a 170 gramas e mede 2.5 centímetros de espessura por 7,6 centímetros de diâmetro. Ele é feito de borracha e deve ser levado pelas equipes até o gol.

hóquei no gelo
Hóquei no gelo

Regras

Entre as principais regras do Hóquei no gelo, vale destacar:

  • O gol não vale se for com alguma parte do corpo e nem com a parte de cima do bastão/taco
  • impedimento (offside): assim como no futebol, no hóquei no gelo também tem impedimento, é quando um jogador está na linha azul de ataque e antes do disco
  • face-off: é nome da saída de jogo, impedimento e algumas falta do hóquei, quando um jogador fica frente a outro e o juiz joga o disco, é muito similar ao basquete
  • icing: quando um jogador ataca, arremessa, golpea a bola atrás da linha vermelha, com o intuito de marcar o ponto. 

Posições

Como dito anteriormente, são 6 jogadores em campo no hóquei no gelo, que variam nas seguintes posições:

Joyful Hockey Player Defending Gate
goleiro de Hóquei no gelo
  • goleiro: que defende a meta dos times
  • defesa: jogadores que só se preocupam com a marcação e em evitar os gols e jogadas do time adversário
  • centrais: responsáveis pela transição entre ataque e defesa, atacam e defendem
  • alas (wingers): atuam no lado do campo e tem características mais ofensivas, ajudam os centrais no ataque, mas pela lateral

Depois de entender como jogar hóquei no gelo, as principais regras, posições, hora de falar da liga e federação mais popular da modalidade. 

NHL

A National Hockey League, ou Liga Nacional de Hóquei, como dito anteriormente, é a federação que organiza e dá nome ao mais popular campeonato da modalidade. A organização e o campeonato surgiram em 1909, no Canadá, para equipes do país.

Em 1920, o Boston Bruins, se tornou a primeira equipe americana a disputar a liga, que hoje conta com 31 times dos dois países. A partir de 1927, a Stanley Cup, copa mais antiga e tradicional do esporte, começou a ser administrada pela NHL. 

De 1942 até 1967 apenas seis equipes disputavam a liga nacional de hóquei, os chamados 6 originais (original six). Que são: Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Detroit Red Wings, Boston Bruins, New York Rangers e Chicago Black Hawks. Só após 25 anos que foram incluídos mais 6 times: (Los Angeles Kings, Minnesota North Stars, Philadelphia Flyers, Pittsburgh Penguins, Oakland Seals e St. Louis Blues. Tudo para expandir mais a liga, e dar mais popularidade, é claro. 

Com o passar dos anos foram sendo adicionadas outras equipe, o que aconteceu até meados da década de 1990. Somente nos últimos anos foram aprovados novas franquias, fazendo com que se chegassem aos 31 times que integram a NHL.

Algumas mudanças de cidade, por parte das equipes, inclusive trocando de país, também aconteceram. Os times começaram a deixar o Canadá pela disparidade entre as moedas, que influenciam na competitividade. 

A NHL é disputada de outubro a junho, sendo que até abril é a temporada regular, depois os playoffs da competição. Os times são divididos em divisões e conferências, para entender um pouco melhor o chaveamento e mais informações veja o site oficial da NHL.

A pontuação da NHL funciona da seguinte forma:

  • dois pontos por vitória em tempo normal ou prorrogação
  • 1 ponto por derrota em prorrogação

Não existe empate e quando a equipe perde no tempo normal ela não pontua. Nos playoffs os times jogam série de melhor de sete jogos. O cruzamento entre as equipe é por ordem de classificação. O melhor pega o pior e assim sucessivamente. 

Hockey Background Closeup
Disco de Hóquei

Hóquei de Grama

O hóquei de grama é a segunda modalidade mais popular do esporte. depois do de gelo, acima mencionado. Também pode ser conhecido como hóquei de campo ou sobre a grama. Surgiu justamente pela popularidade do seu irmão praticado no gelo e a falta de neve ou locais para prática em alguns países. Pelo menos esta é uma das teses defendidas pelos especialistas.

Outra corrente aponta que o esporte já era praticado no antigo egito e tempos mais antigos. Sendo que os ingleses padronizaram e colocaram regras. Sendo assim a Inglaterra é o berço da modalidade. No país o hóquei de grama é jogado desde meados do século 18. No ano de 1875 foram criadas as regras e 1890 disputado o primeiro jogo internacional. Outro momento importante é o ano de 1886, quando foi criada a área de arremesso, que mudou completamente a dinâmica do jogo. 

As principais diferença do hóquei de grama e de gelo são: 

  • número de jogadores: 11 na grama x 6 no gelo
  • tempo de jogo: são dois tempos de 35 minutos
  • taco: neste caso é utilizado tacos de PVC, fibras de carbono e vidro, com diâmetro de até 5cm. Já no gelo o equipamento é outro
  • bolinha/disco: é feito de plástico, com 3cm de diametro e peso aproximado de 160 gramas. 

Em caso de prorrogação, quando é uma partida eliminatória, é jogada uma prorrogação, de 15 minutos, em dois tempos de 7,5 minutos. Cada partida tem 2 árbitros e entre as principais regras estão: 

  • Nenhum jogador de linha pode usar os pés, só o goleiro tem esse direito
  • proibido erguer o taco acima da linha dos ombros
  • não pode jogar a bola na direção de outro jogador de maneira proposital
  • só o jogador em posse da bola pode proteger a mesma com o seu corpo

Tal qual no futebol, falta na área é pênalti. A penalidade máxima é cobrada a 6,4 metros do gol.

O gol do hóquei de grama 3,66 de largura x 2,10 metros de altura, já o campo tem 91,4 de comprimento por 55 metros de largura. A área de arremesso ou striking circle, é algo como a área o futebol. Em formato arredondado, similar a entrada da grande área do futebol (meio círculo). Sendo que seu raio é de 14,63 metros. 

Além da striking circle, existe uma linha pontilhada a 23 metros da meta, quando uma falta ocorre neste perímetro, é cobrado um corner ou pênalti curto. Durante esta cobrança, a bola é rolada em direção a meta da equipe que fez a falta. Os jogadores de ataque se posicionam fora da área e os de defesa dentro dela. 

Um fato curioso é que a Índia e o Paquistão, viraram referência na modalidade, após os ingleses levarem o esporte para a Ásia. Ambos são muito vitoriosos. Nas Olimpíadas, a Índia ganhou 6 de 7 medalhas de ouro no período de 1928 a 1960, que está desde 1908 nos jogos. No cenário feminino Alemanha e Argentina são equipes que se sobressaem. 

Já o Paquistão, que foi quem encerrou a hegemonia da Índia,  é o maior vencedor de copas do mundo masculina e os Países Baixos no feminino. Existem duas curiosidades que todo amante de hóquei de grama deve saber: 

  1. Grã Bretanha x Quênia, nas Olimpíadas de Roma-1960, foi o maior jogo da história. A partida que levou mais de duas horas (127 minutos), só foi vencida após 6 prorrogações. O jogo terminou 2×1 para os britânicos, que ficaram na quinta colocação no torneio. 
  2. Também nos jogos de Roma-1960, um policial decidiu o jogo entre França x Bélgica. O oficial apitou do lado de fora do estádio, os belgas acharam que era o juíz encerrando o jogo. Os franceses se aproveitaram e fizeram o gol da vitória neste momento. 

Agora que já sabe mais sobre o hóquei do gelo e o de grama, regras e curiosidades, hora de falar da modalidade de mesa. Confira mais sobre o hóquei de grama no Brasil, aqui.

Hóquei de mesa

Air hockey is fun even for adults
Hóquei de mesa

O hóquei de mesa, não é o Air hockey, ou aquelas mesas presentes em fliperamas ao redor do mundo. É um esporte sério, onde dois jogadores se enfrentam em uma mesa que simula uma quadra de gelo e controlam os bonecos, meio que como em um pebolim. 

A modalidade foi inventada no Canadá, em 1932, tem mesa oficial, federação e campeonatos. Já o Air Hockey é bem mais abstrato, embora simule quadra e disco de hóquei no gelo. Isso pode causar bastante confusão para quem não conhece esta modalidade.

Este foi o nosso artigo O que é hóquei? No gelo, de grama, de mesa, regras e muito mais. Espero que vocês tenham tirado suas dúvidas e entendido um pouco mais do esporte. Não esqueça de curtir, deixar seu comentário, indicar para os amigos. Qualquer dúvida, manda para gente.

Confira os textos e artigos do primeiro treino, abaixo mais algumas indicações sobre outros esportes, não deixe de conferir e aprender mais sobre as modalidades:

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo