Onde jogar golfe e tênis: descubra e saiba tudo sobre os esportes

Você quer saber onde jogar golfe e tênis em SP ? Este artigo foi feito para você. Além de mostrar os locais para praticar, vamos falar de muitas outras coisas sobre os dois esportes. Dá só uma olhada sobre o que vamos abordar nesse texto: 

Se você quer saber sobre como jogar tênis ou golfe, ou simplesmente saber mais para assistir jogos ou o golf channel. Então você está no lugar certo, com certeza ao final desta leitura você vai estar apto e entendendo sobre os esportes. 

Golfe Esporte

Golfe
Golf

Golfe é um esporte onde os jogadores usam tacos para acertar a bolinha no buraco, isso de uma maneira simplista claro. Sendo que quem acertar o buraco em menos tacadas ganha. Claro que a dificuldade do buraco, o tipo de taco, influenciam diretamente no jogo. Tanto que cada buraco no golfe, normalmente são 18, tem seu número de “tacadas ideias” até “encaçapar” a bola. Este número normalmente é chamado de Par. Ou seja quando for jogar golfe e ler par 5, por exemplo, este é o número médio, ideal, de tacadas. 

Ainda sobre o dinamismo do jogo, caso você acerte o buraco de par 5, em menos tacadas, você foi melhor que a média dos jogadores no local. Uma vez que é dessa forma que é calculado o par. Quando você acerta o buraco em menos tacadas do que o par, também tem nome, são eles:

  1. Hole in One ( de primeira): como o próprio nome diz, é quando acerta de primeira, mas é muito raro, como pode imaginar
  2. Eagle (águia): é o nome dado quando o jogador acerta o buraco duas jogadas abaixo do par
  3. Birde (pássaro ou passarinho): quando o jogador põe a bola no buraco uma abaixo do par

Os nomes estão destacados em inglês, pois o golfe não é muito praticado por aqui e entre os jogadores e em seu universo, são comumente chamados assim.Tacadas acima do par são chamadas bogey ou acima do bar, independente se for  1, 2, etc. Sendo que o resultado do  jogo é a soma de tacadas em todos os buracos jogados. O jogo são 18 buracos, mas muitos jogadores jogam menos. Basta sua vontade e combinação com outro jogador, caso vá enfrentar um. Para você aprender, quando jogar 18 buracos é chamado de jogo completo ou stroke play, já quando é o segundo caso, jogo combinado ou match play. 

É comum para jogar campeonatos, torneios, profissionais, você ter de se filiar a um clube ou federação e atingir um número de tacadas em determinado campo (18 buracos), para poder se inscrever. Claro que se você for jogar golfe em SP, ou qualquer outro lugar, sozinho, só para se divertir e/ou desestressar, pode fazer da maneira que preferir. 

Agora que entendeu o dinamismo do jogo, vamos falar um pouco da história do golfe. 

Golf

História do golfe 

A história do golfe vem do século XV, sendo o esporte um dos mais antigos do mundo. Para historiadores da prática, ela é derivada de um jogo holandês chamado Kolven. Mas o golfe em si, da maneira que conhecemos, surgiu na Escócia medieval, em 1754, na cidade de Saint Andrews. 

Uma curiosidade em torno do golfe, quando surgiu, é que não tinha muitos adeptos, uma vez que atrapalhava o tempo de treinar arco e flecha. Mas não demorou para crescer o número de praticantes e serem definidas as regras do golfe. Bem como seus primeiros torneios e competições. Já entre as mulheres, apenas quase um século depois, começaram a surgir os primeiros torneios. Não existe data certa sobre a participação feminina no golfe. 

Mesmo tendo nascimentos datado em 1754, somente em 1864 o golfe ganhou seu primeiro campo. Único e exclusivo para sua prática, sendo que antes era praticado em lugares improvisados, grandes e abertos, claro, como necessário. 

Entre os principais responsáveis pela sua afirmação e popularidade, são os oficiais escoceses, presentes nas forças armadas britânicas. Eles praticavam nos mais diversos lugares, onde estavam. Muitos dizem que através deles, que os norte americanos conheceram o esporte.

Hoje em dia o golfe tem mais de 30 mil campos ao redor do mundo e mais de 60 milhões de praticantes. Boa parte dos campos de golfe e jogadores são dos Estados Unidos. Lar também de importantes golfistas, entre eles, Tiger Woods, tido por muitos como o melhor de todos os tempos. E no Brasil?

O golfe no Brasil foi trazido pela colônia britânica, no século 20, de lá para cá até presidente golfista já tivemos, Getúlio Vargas. Para saber dessas e mais curiosidades e informações sobre o esporte no Brasil, acesse o site da confederação.Quanto aos campos no país e onde jogar golfe em SP, vamos falar mais a frente. Vamos por partes, antes disso, uma pergunta, você sabe o significado de golfe? 

O que significa golfe? 

Golfe é um substantivo masculino, cujo significado é apenas sobre o nome do esporte. Não existia nenhum significado anterior para originar o nome. Dando continuidade ao artigo, hora de falar das principais regras. Antes tem um glossário logo abaixo, para quem tem dificuldade no vocabulário do esporte.

  • Green: local onde termina o buraco
  • Tee: ponto de partida, onde é dada a primeira tacada
  • fairway: os pontos do campo/buraco, entre o Tee e Green
  • Handicap: nada mais do que a classificação do jogador, de acordo com o número de tacadas
  • Caddie: quem carrega os equipamentos do jogador de golfe

Estes são os principais termos, além dos já destacados em nosso artigo. 

Golfe regras

O golfe não é um esporte com muitas regras, sendo que algumas delas você já sabe, foram ditas anteriormente. Estão no tópico golfe esporte e são sobre como jogar golfe e dinamismo do esporte. 

Entre às regras que ainda não falamos e valem destaque estão:

  1. Não existe tempo de duração de uma partida
  2. jogadores não podem se falar, sequer fazer barulho, em eventos profissionais
  3. quando a bola é lançada em algum lugar onde não poderá ser dada a próxima tacada, tal como um lago (muito presente nos campos), a bolinha é colocado no lugar mais próximo possível

Depois do vocabulário, como jogar golfe, regras, chegou a hora de falar dos equipamentos.

Golfe equipamentos

Golf club and golf ball on green grass-7

Os equipamentos do golfe, considerados primordiais, são bola e taco, alguns podem dizer que o Tee e as luvas também. Sendo que equipamentos secundários como boné, óculos, tênis para jogar, também tem seu espaço. Mas vamos nos ater aos principais. 

Dentre os principais acima citados, o que requer mais atenção, são os tacos, até porque você vai precisar de mais de um taco, para seu primeiro jogo/buraco. Isso acontece, uma vez que durante um buraco, você precisa de mais de um tipo de taco. Veja os tipos e explicação abaixo: 

  • driver: o taco da primeira tacada, é usado para conseguir alcançar distâncias maiores
  • Ferro: usado normalmente por iniciantes, pode variar de numeração (1 a 9), de acordo com o ângulo e sua utilização, é usado na fairway (explicado acima)
  • madeira: também usado na fairway, é basicamente o mesmo uso do ferro, só muda o material. Uma vez que você aprende no de ferro, com o de madeira consegue dar melhores tacadas e mais precisas.
  • Wedges/cunha: usados para sair de bancos de areia, ou quando quer a bola “voe”, sem mudar sua direção
  • Híbridos: a bolinha ganha velocidade, uma vez que a área de contato com a bolinha é menor
  • putter: taco utilizado no green, por sua maior precisão, é para pequenas distâncias

Em síntese você já sabe regras e história, equipamentos, hora de saber onde jogar golfe em SP e no Brasil. 

Golf sticks on Golf Club.

Onde jogar golfe em SP

De acordo com a CBG ( Confederação Brasileira de Golfe), existem cerca de 117 campos de golfe no Brasil. A maioria deles em São Paulo. Então não deve ser um problema se você que jogar golfe em São Paulo.

O máximo é que talvez você talvez tenha que dirigir um pouco, alguns deles ficam à margem da estrada, ou em cidades ao longo do estado e não somente na capital. Entre as principais opções podemos destacar: 

  • FPG – Federação Paulista de Golfe: O campo fica no Jardim Ceci, próximo ao aeroporto de Congonhas com 33 mil quadrados. Lá é possível fazer aula, alugar o campo e emprestam equipamentos. 
  • Prince Tower Bom Retiro: O campo fica dentro de um hotel, no Bom Retiro, bairro de São Paulo. É um dos mais famosos, você paga pela quantidade de bola utilizadas no treino. 
  • São Vicente Golfe Clube: o segundo campo de golfe do Brasil fica a cerca de 70 quilômetros da capital, um dos mais próximos fora da cidada. Além de tudo seus preços são acessíveis considerando a média do esporte e campos. Alugam o equipamento, caso você não tenha. 

Depois de falar do golfe é hora de falar de tênis, aproveitando a deixa já vou começar contando onde jogar tênis em SP.Na sequência você pode entender melhor como jogar tênis e aprender mais sobre o esporte e sua história. 

Onde jogar tênis em SP

Couple playing tennis at the court

Para jogar tênis em São Paulo, você não deverá ter problemas, além das quadras e academias espalhados na cidade, existem opções gratuitas. Confira abaixo indicações de onde jogar tênis em SP grátis:

  • CERET – Centro Esportivo : localizado no Tatuapé, zona leste,  o lugar oferece 7 quadras, com dois tipos de piso diferentes, saibro e duro
  • Centro Esportivo Ibirapuera: na zona sul da capital o lugar oferece 4 quadras de saibro para jogar tênis
  • Parque Jacinto Alberto: em Pirituba, zona oeste, o parque dispõe de 2 quadras de saibro, podem ser usadas conforme disponibilidade de jogadores no momento

Mas para jogar tênis você precisa saber como, certo? Então vamos ao nosso próximo tópico.

Como jogar tênis

Para saber como jogar tênis, você deve entender que é um esporte individual ou em duplas, disputado em uma quadra, dividida ao meio por uma rede. 

Tennis Instructor with Boy in Tennis Lesson.

Os jogadores se enfrentam em games de 4 pontos. Para ganhar uma partida é necessário vencer um determinado número de sets. Normalmente são melhores de 3 ou cinco sets. Para vencer um set são seis games. Caso os dois jogadores vençam 5 games no mesmo set, é disputado um tie-break, ou são jogados games até que um abra dois de vantagem. Cada game um jogador saca. 

Os pontos (4 ) acima mencionados, necessário para vencer o game, são divididos desta maneira: 

  1. Primeiro ponto de qualquer dos jogadores é marcado como 15, o placar começa 0x0. Quando um marca fica 15×0 ou 0x15, depende de quem marcou, o que está sacando ou o que está recebendo. 
  2. o segundo ponto é marcado como 30, então se você ver no placar 30×15, deve entender que um tem 2 pontos (30) e o outro 1 (15).
  3. o terceiro ponto é o 40, caso dois jogadores marquem três pontos no mesmo game, ele jogam até que um marque duas vezes seguidas. Quando está empatado em 40 fala-se 40 iguais, se um já fez um ponto depois do empate, chama-se de vantagem. 

Esse é o dinamismo do jogo, que não tem tempo definido de partida. Entre as regras estão:

  •  não pode errar duas vezes o saque no mesmo ponto 
  • proibido qualquer conduta anti-esportiva, tais como tacar raquetes longe após perder um ponto

O tênis é um esporte sem muitas regras, até por seu estilo, sendo que em alguns lugares e torneios tem regras de etiqueta. Isso mesmo, em Wimbledon, por exemplo, um dos principais e mais tradicional lugar e torneio, só pode jogar de branco. 

Para jogar tênis você precisa de bolinhas, raquete e uma roupa, de resto são acessórios periféricos. Existem diversos tipos de quadra/piso onde o esporte pode se práticado, saibro, duro, rápido, entre outros. Agora que já sabe como e onde jogar tênis, vamos falar um pouco da história do esporte.  

História do tênis

O tênis com suas regras e modelo atual é datado do século XIX (19), sendo a Inglaterra o seu berço. O torneio de Wimbledon, acima mencionado, primeiro do mundo, é disputado desde 1877 e desde 1881 existe uma federação responsável pelas regras do esporte. 

Existem historiadores que apontam que a origem do tênis é do século XII, onde usava-se a mão. Na mesma França, no século XVI, começou a se adotar raquetes e rede. 

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre o golfe e tênis: Deixe ai seu comentário dos locais de sua cidade onde praticar os esportes para ajudar mais pessoas interessadas em praticar, curta, indique para os amigos e mande sua pergunta em caso de dúvidas ficaremos felizes em colaborar com todos. 

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo