Beisebol: regras e como se joga

Beisebol, como se joga? Você não tem ideia da resposta para essa pergunta? Ou simplesmente quer aprender mais sobre o esporte e suas regras, este artigo é para você. Seja para dar seus primeiros passos na prática ou acompanhar jogos na TV, sempre bom estar bem informado.  

Family playing baseball in the park

Então se você quer saber mais sobre o beisebol, história, quantos jogadores. Tudo sobre este que era o mais popular esporte dos Estados Unidos até a década de 1990, olha só sobre o que vamos falar: 

Beisebol ou baseball? Qual o correto?

Para começar a falar sobre beisebol, vamos primeiro aprender a maneira correta da palavra. Neste caso é o beisebol, pois é o nome do esporte na língua do texto. Baseball, nada mais é que beisebol em inglês. 

Agora que sabemos a diferença e qual o correto podemos dar continuidade. Nada melhor que começar do início, não é mesmo?  Então vamos saber quando o beisebol surgiu no Brasil e sua história.

Beisebol história: quando surgiu no Brasil e no mundo?

Quando surgiu o beisebol no Brasil? Entre a década de 1890 e o início de 1901. Não existe uma data precisa sobre o surgimento no país. Isso acontece porque o esporte no Brasil foi trazido por imigrantes norte americanos, que trabalhavam em companhias elétricas, de telefonia, etc, e jogavam em seus intervalos e momentos de lazer. Assim fica difícil precisar quando o esporte surgiu no Brasil. Não foi algo planejado como o futebol, que foi introduzido no país por Charles Muller. 

Foi a colônia japonesa que mais influenciou e popularizou a atividade por aqui. Até os dias de hoje é possível ver a ligação estreita entre os japoneses e seus descendentes e sua prática no Brasil. Ainda que exista esse forte elo, o esporte não é muito popular, muitas vezes até ignorado por boa parte dos brasileiros. Mas isso é assunto mais para frente, antes de falar mais sobre isso, vamos falar da história do beisebol. 

Vale lembrar que o esporte é muito popular em países como os EUA, Venezuela, Coréia do Sul, Japão, Cuba, entre outros. 

Beisebol história

O curioso é que a história do beisebol também não tem uma data certa sobre seu surgimento. Muitos divergem sobre o ano em que o esporte foi inventado, alguns acreditam que foi 1839, em Nova Iorque, por Abner Doubleday. Já outros atribuem o surgimento ao bombeiro Alexander Cartwright, também em Nova Iorque, mas em 1845. 

Old Mitt and Ball on Rough Wood
Old Mitt and Ball on Rough Wood

Essa divergência acontece pelas modificações que a prática do esporte sofreu. Suas regras, como se joga, da maneira que conhecemos hoje é muito mais similar ao jogo de 1845. Logo a grande maioria concorda em dizer que o beisebol surgiu em 1839, entretanto o pai do esporte é considerado o bombeiro. 

Depois de uma passagem sobre a história, vamos voltar ao beisebol no Brasil e falar mais sobre o esporte no país. 

Beisebol no Brasil

Como dito anteriormente neste artigo o beisebol surgiu no Brasil através de imigrantes norte americanos e se ganhou mais força pela colônia japonesa. Ainda assim é um esporte sem grande popularidade no país.

Mesmo assim, o  Brasil já teve 5 jogadores na MLB, Major League Baseball, a liga dos EUA, a maior do mundo. Sendo que um deles foi campeão da série mundial.  Justamente a presença dos brasileiro na MLB e a transmissão de jogos na TV no Brasil, fizeram com que o esporte viva um de seus melhores momentos por aqui. 

A prática do beisebol aqui no Brasil é quase toda universitária, mas também tem times independentes, mas todos eles amadores. Hoje em dia não existe nenhum campeonato ou time profissional no Brasil. 

Mesmo sendo um esporte considerado amador, o beisebol no Brasil é alvo de atenção por parte da MLB. Que possui mais de um campo de treinamento para futuros talentos. Programa que faz com que o número de brasileiro que praticam o esporte aumente por aqui e nas ligas de desenvolvimento do esporte. 

Ainda assim existe uma Confederação Brasileira de Beisebol Softbol, para saber mais sobre o esporte no Brasil ou da entidade veja o site oficial

MLB: a liga dos EUA

Como dito anteriormente a MLB é a Major League Baseball, a liga norte americana de beisebol. Ou também a maior e mais popular liga do esporte do mundo, assim podemos entender sua importância e entender o porque falamos dela aqui. 

Disputada desde 1903, a MLB conta com 30 times, seu maior campeão é o New York Yankees que tem 27 títulos. A temporada regular da MLB é disputada de abril a setembro e cada time joga 162 vezes. Os playoffs são em jogos melhor de 5 e acontecem em outubro. No final de outubro acontece a World Series, as finais do MLB. 

Até a década de 1990 o beisebol era o esporte mais popular dos EUA, perdendo esse posto para o futebol americano. Ainda assim é muito popular entre os norte americanos. Seus produtos como bonés e camisetas licenciadas também fazem muito sucesso mundo afora. 

Beisebol regras: o que você precisa saber para praticar ou assistir beisebol na TV

O beisebol é um esporte com diversas regras, algumas delas que talvez você nunca nem escute falar. A ideia aqui é falar sobre as principais, para quem vai iniciar na prática ou simplesmente quer entender um pouco mais do esporte. 

Para quem não sabe o beisebol, que é considerado um esporte de invasão, já que você tem que pisar em várias bases, guardadas pelo adversário. A prática do beisebol exige agilidade, condicionamento físico, explosão, corrida e muita força no braço para rebater e lançar a bola. Vamos às regras principais do esporte e como se joga. 

Catching a baseball

O beisebol é composto de 9 entradas. Essas entradas nada mais são do que uma mini-partida, o resultado das 9 forma o da partida. O objetivo em cada uma dessas entradas é fazer o maior número de pontos no caso de quem rebate. Já quem arremessa deve eliminar 3 batedores do time rival.  Em uma entrada cada equipe rebate e arremessa uma vez. 

Para marcar pontos basta rebater a bola o mais longe possível e correr para as bases. Chegando na base antes da bolinha o jogador está salvo, se chegar depois eliminado. Quando a bola sai do estádio e não vai voltar temos o Home Run, a corrida para casa. Onde o rebatedor e todos do seu time que já estiverem nas bases correm para a última base e marcam o ponto. Isso acontece pois uma vez que a bola saiu do estádio, não vai mais retornar e todos vão chegar antes dela nas bases. Cada jogador que chega na quarta base é um ponto do time. 

Já o trabalho da defesa ou de quem arremessa é eliminar três batedores rivais, como dito anteriormente. Isso pode acontecer arremessando três bola que ele não consiga rebater, pegando a bolinha rebatida por ele no ar. Fazendo com que a bola chegue antes do jogador na base. 

Essas entradas não tem um tempo definido para ocorrer, podem levar 10 minutos ou três horas. Tudo depende do tempo que os dois times vão demorar para eliminar três jogadores do time rival. Até por isso são chamadas entradas e não 9 tempo por exemplo. 

Neste ponto você já entendeu como se joga beisebol e sua pontuação. Entre as regras principais do beisebol estão também a área de rebatida e arremesso. Você não pode jogar a bolinha em qualquer lugar. Não pode arremessar no corpo do outro jogador. Tem um perímetro permitido para arremessar a bolinha e ser considerado um strike ( bola vencedora, não rebatida). Com três strikes o lançador elimina o rebatedor, caso sejam jogadas 4 bolas fora da área permitida o rebatedor anda uma base e segue no jogo. 

Quanto a rebatida, você não pode rebater para trás ou para os lados, somente frente ou diagonal. Também existe uma área, perímetro para que seja considerado uma rebatida válida. Não adianta mandar para fora do estádio, mas por um lugar que não vale. 

O campo de beisebol lembra o desenho, o formato de um diamante. A luva, o taco e a bola  são os equipamentos obrigatórios do beisebol. O capacete, boné, joelheira e algumas outras proteções são altamente recomendados. 

Uma das perguntas mais comuns do beisebol é: quantos jogadores em campo? São 9 jogadores da equipe que está arremessando, mais o rebatedor e os jogadores que podem estar nas bases do outro time. 

Os 9 jogadores da equipe que está arremessando são os: 

  • Arremessador ou lançador: quem lança a bola contra o rebatedor
  • Apanhador: fica atrás do rebatedor, apanha a bola do lançador e sugere o tipo de bola a ser lançada, curva, reta, alta, baixa, etc,
  • Primeira base: 
  • Segunda base
  • Terceira base
  • Interbases : jogador que fica entre as bases 2 e 3 
  • Campistas: esquerda, direita central: jogadores que ficam espalhados no campo para rebatidas longas

Equipamentos de beisebol

Como dito anteriormente, o beisebol tem três equipamentos obrigatórios:

  • Luva: normalmente feito de couro, com costura de nylon ou poliéster, o dedão fica separado dos outros dedos. Existe uma costura reforçada e uma área maior entre o polegar e o indicador, tudo para melhor anatomia para pegar a bola. 
  • Taco: pode ser dos mais variados materiais, como madeira, titânio, tem formato cilíndrico. O cumprimento costuma ser de até 1,5 metros e seu peso embora varie, de até 1kg. 
  • A bola pode tem de 10 a 40 centímetros, seu peso é de cerca de 140g
Baseball equipment on home plate

Beisebol Feminino

O beisebol feminino pode ser um pouco confuso para quem não conhece o esporte. Isto porque embora nada impeça mulheres de jogar beisebol, é mais comum a prática de softbol entre pessoas do sexo feminino. 

O softbol é um esporte irmão, muito similar ao beisebol, com alguma diferenças de equipamento, regras e algumas outras coisas, mas no geral é bem parecido. A prova disso é que ao redor do mundo as entidades e confederações que regem um, costumam também reger o outro esporte. Ou seja, são confederações e associações de beisebol e softbol, no Brasil e nos EUA são assim por exemplo. 

Entre as principais diferenças estão o número de entrada, 7 no softbol, 9 no beisebol e tamanho do campo, menor no primeiro caso. Além é claro, do arremesso, que no softbol deve ser feito por baixo, com a mão colada a anca. De resto é tudo muito similar e a dinâmica é quase igual. 

Este foi o artigo de beisebol regras e como jogar do Primeiro Treino. se tiver ficado com alguma dúvida mande sua pergunta. Comente e compartilhe o texto com os amigos, para mais conteúdos sobre esportes, exercícios e treinos confira nosso blog. Logo abaixo tem uma sugestão que você pode gostar.

Treino Funcional: o que é, benefícios e tipos de exercícios

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo