Exame médico para atividade física

Precisa fazer exame médico antes de iniciar atividades físicas? Qual médico deve passar para fazer academia ou iniciar qualquer exercício físico? Neste artigo você vai entender tudo a respeito. Antes de mais nada, irá descobrir porque é tão importante fazer exame médico para atividade física. Será que o atestado médico é tão necessário? O que é teste de aptidão física? Como deve ser o exame médico para atividade física? Veja a seguir. 

Atestado médico para atividade física é necessário?

O atestado médico para atividade física não é obrigatório, ou seja, não existe nenhuma lei federal que exija. No entanto, é necessário avaliar se o município que está tem alguma cobrança neste sentido. 

Como é feito o exame para academia?

Em geral, ao ingressar em academias, clubes e outros locais para prática de esportes é obrigatório responder algumas perguntas. O Questionário de Prontidão para Atividade Física é um documento que costuma substituir o atestado médico. O objetivo do QPAF/PARQ, como é apelidado, é investigar se existe algum sinal de problemas de saúde. 

São perguntas de sim ou não, e para funcionar como substituto do atestado médico deve ser respondida de forma honesta. Infelizmente, não é o que acontece muitas vezes. Caso alguma das questões tenha resposta positiva, é preciso investigar melhor. Isto significa que se responder sim, deve buscar por um médico para avaliar mais a fundo com exames médicos.  

Esta ferramenta citada acima não analisa apenas problemas cardíacos por meio de suas perguntas. Também analisa a parte dos ossos e articulações, tonturas ou alguma cirurgia já realizada. Enfim, qualquer tipo de sintoma ou doença que possa ser agravado com a prática de atividade física precisa ser pensado. 

Portanto, atestado médico para atividade física não é obrigatório, mas é necessário que investigue-se de alguma forma. Isto porque ao começar algum tipo de esporte ou atividade com o corpo, o intuito deve ser ganhar mais qualidade de vida e saúde. Para isso, a modalidade escolhida tem que combinar com você, e com seu corpo. 

Só para exemplificar, quem tem problemas articulares ou dores no joelho precisa escolher atividades de baixo impacto. Por isso, não deve começar com a corrida que exige demais das articulações de joelho e tornozelos. Outra desordem bem comum que impede a prática de diversas atividades físicas são as arritmias e outros problemas no coração. 

Exame medico para atividade física

Qual médico devo passar para fazer academia?

Quer saber qual médico pode dar atestado para atividade física? Saiba que o cardiologista é o profissional mais indicado para consultar-se antes de começar os exercícios. Isto porque o principal a ser investigado é o coração e o sistema circulatório. Caso algum esteja fora da normalidade, é preciso analisar mais a fundo. Por isso, precisa ver os batimentos cardíacos, pressão  e como o coração se comporta com esforço. Se algo aparecer, não significa que você não poderá fazer atividade física, mas é preciso se adequar-se à uma atividade que seu corpo aguente. 

Pode ser necessário praticar atividades mais leves, que não provoquem grandes picos das batidas do coração. E ainda, pode ser necessário ter o cuidado de acompanhar os batimentos cardíacos durante o exercício. Além disso, o cardiologista também vai pedir exames de sangue para analisar glicemia e colesterol. Isto porque estes índices também interferem na circulação sanguínea. Caso encontre algo fora do padrão desejado, também será este médico que poderá te dar respostas. 

Caso trate-se de uma criança, você pode levá-la no pediatra. Se ele encontrar algo de errado, pode pedir uma avaliação de um cardiologista pediátrico para analisar melhor. Se desconfiar de algum problema nos ossos, articulações e ligamentos também deve procurar um ortopedista. Esta especialidade médica irá cuidar das partes do corpo super requisitadas durante a atividade física e avaliar qual a melhor para você. 

Existem algumas clínicas especializadas em medicina esportiva que já oferecem consulta com todos os profissionais. É uma facilidade a mais. De qualquer forma, só não deixe de procurar um médico. É muito importante conhecer a fundo o seu corpo antes de colocá-lo para trabalhar.

O que é o teste de aptidão física?

O teste de aptidão física não tem a ver com o atestado médico para atividade física. É uma avaliação exigida para alguns tipos de trabalho. Concurso de bombeiro e policial, por exemplo, possuem esta etapa, já que o físico será fundamental. Por isso, este tipo de avaliação serve para comprovar aptidão física para desempenhar determinada atividade.

teste de aptidão física

Exame médico para atividade física

Quer saber como é o exame médico antes de iniciar atividade física? Veja quais são os principais exames que devem ser feitos para analisar a saúde do seu corpo como um todo. Lembrando que se algum problema de saúde for encontrado, isto não significa que você não pode praticar atividade física. Apenas terá que encontrar uma forma de se exercitar mais adequada para você, seguindo as recomendações médicas. 

Confira os principais exames pedidos antes da atividade física:

Exames do coração

Para adultos, em geral pede-se apenas o eletrocardiograma, ECG, que é o exame que analisa os batimentos do coração em repouso. Se o eletro apresentar alguma alteração, é importante fazer outros exames para investigar melhor. 

Outro exame do coração muito requisitado antes de iniciar atividade física é o teste ergométrico. Também conhecido por teste de esforço, ele mede a capacidade do coração de responder à um estímulo de estresse. Em geral, este esforço é o exercício físico, que é feito na esteira. Neste teste é medido o eletrocardiograma e a pressão durante as várias fases do esforço físico. 

Mais um exame do coração que pode ser requisitado para investigar o coração é o Holter, que dura 24 horas. Você ficará durante este período com um monitor portátil que vai registrar a atividade elétrica do coração. É preciso ir ao consultório médico para colocar e retirar o aparelho e cuidados ao tomar banho precisam ser tomados. É interessante porque o holter avalia o coração durante todas as atividades que você costuma fazer no seu dia. E não apenas, no momento que você está no consultório médico ou hospital. 

Exames para quem tem mais de 60 anos

Quem tem mais de 60 anos, antes de começar a atividade física deve fazer mais alguns exames. Além do teste ergométrico, além do ecocardiograma de estresse e cintilografia. Isto porque estes exames só são requisitados para adultos em caso de alguma anormalidade no eletro. Agora, se você for fumante ou já possua alguma doença pré-existente como diabetes, hipertensão, triglicérides ou colesterol alto é interessante incluir mais alguns exames na lista. Quem tem histórico de problemas cardíacos na família também deve ter o mesmo cuidado. 

Exames mais para investigar doenças cardíacas são o cateterismo e a angiotomografia, que é uma tomografia computadorizada das artérias coronárias. Juntamente pode ser medido o Escore de Cálcio para detectar placas calcificadas que indicam doenças cardiovasculares.    

 

Crianças precisam de exame médico para atividade física?

Para crianças que vão iniciar atividade física e nunca passaram por exames médicos é indicado começar com os exames de coração. Além do eletrocardiograma, outro exame fundamental é a ausculta do coração, que é quando o médico avalia o coração com o estetoscópio. Com este simples exame, assim como exame clínico já é possível analisar se a criança tem algum problema. Se existir histórico familiar de doenças cardíacas, o cardiologista pediátrico pode pedir também o ecocardiograma. Este exame avalia o padrão de atividade elétrica do coração por meio de um ultrassom do órgão. 

Com o ecocardiograma é possível detectar alterações que outros exames não mostram. Isto porque analisa o tamanho e formato do coração, assim como sua força para contrair. Com o eco é possível diagnosticar malformações, sopro e até cicatrizes de infarto, no caso de adultos. Outros exames do coração já citados acima também podem ser aplicados para crianças, caso o cardiologista ache necessário investigar melhor. Até mesmo o cateterismo, por exemplo, podem ser requisitados.  

Exames de sangue

Também é bom realizar alguns exames de sangue para musculação ou qualquer outra atividade física que for começar. O principal exame de sangue é o hemograma, que analisa todos os elementos do sangue, incluindo as células brancas, as plaquetas e as células vermelhas. Trata-se de dos exames mais importantes, porque diz como está o seu sangue.

Com o hemograma é possível identificar a presença de anemias, que nada mais é do que a falta de células vermelhas, as hemácias. Em geral, a anemia acontece por falta de ferro na dieta, mas também pode ocorrer por falta de vitamina B12 ou por doença hereditária. Você até pode estar se perguntando o porquê de analisar o seu sangue antes de começar a atividade física. Isto é importante, pois se alguma anormalidade for encontrada, é preciso ser corrigida, pela saúde é claro. No entanto, pensando do ponto de vista do exercício, uma anemia, por exemplo, pode provocar sintomas como fraqueza e cansaço ao menor sinal de esforço. 

Sendo assim, se não estiver completamente saudável, é possível que não consiga executar o exercício muito bem. Se você não tinha costume de se exercitar pode não perceber estes sintomas e até achar que o cansaço é culpa do seu sedentarismo. Então, se não fizer exames, é possível que você deixe este problema de saúde passar batido e ainda exija  mais do corpo, ao fazer atividade física. 

Outros exames do check-up para atividade física

É super importante fazer um check-up personalizado antes de começar a se exercitar. Como você já deve ter percebido até aqui, não existe receita de bolo. Cada pessoa é de um jeito, tem seu histórico de saúde, sintomas. Portanto, o exame médico para natação, academia ou qualquer outra atividade deve ser personalizado. Outro exame de sangue fundamental para todo mundo é a glicemia de jejum, que analisa a quantidade de açúcar no sangue.

Como a glicose é a principal forma de energia para o exercício, é fundamental avaliar como o organismo está se portando. Caso você tenha alguma desordem em relação à glicemia também poderá sofrer mal-estar durante o exercício. O ideal é que o nível de glicose no sangue se mantenha, mais ou menos, estável. Se tiver uma queda muito abrupta, gera uma crise de hipoglicemia. Assim como a hiperglicemia, a queda da glicemia também pode estar associada com a diabetes e precisa ser investigada. 

Caso a glicemia de jejum não esteja dentro dos valores esperados, é indicado investigar o problema mais a fundo. Outros exames como hemoglobina glicada e curva glicêmica (teste oral de tolerância à glicose) são ainda mais precisos e somados à glicemia de jejum fecham o diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes.  

Além disso, os índices de colesterol total e frações, além de triglicérides é outro exame básico de sangue que com certeza será pedido. E ainda, outros exames de sangue importantes são as enzimas hepáticas chamadas transaminases. Ao mesmo passo que é importante avaliar a função do fígado, também é preciso entender se os rins estão bem. Por isso, também é medido uréia, creatinina e ácido úrico. 

Exames para praticantes de musculação

Outros exames requisitados para praticantes de musculação são aqueles que medem hormônios. A saúde da tireoide é o primeiro ponto que deve ser acompanhado. Para isso, é medido níveis dos hormônios T3, T4 livre e TSH. Isto porque a glândula é a grande responsável pelo controle hormonal do corpo e tem a função de regular o metabolismo. Por isso, avaliar os hormônios tireoideanos antes de iniciar atividade física é importante. 

Hormônios

Quando o hormônio da tireoide está baixo, o que é chamado de hipotireoidismo, pode afetar a maneira que o corpo tolera o exercício. Isto pode trazer mais chance de dores musculares e articulares. Enquanto isso, no hipertireoidismo, níveis elevados do hormônio da tireoide, podem acelerar o metabolismo. Entre os sintomas está a elevação da temperatura do corpo. Isto normalmente já ocorre com o exercício, mas no hipertireoidismo isto se exacerba. E pior, outros problemas do hipertireoidismo podem ser intensificados com o exercício. Um deles é a destruição dos músculos com possibilidade de lesão renal. Sendo assim, é melhor investigar antes de começar a atividade física, não é mesmo?

Existem mais exames para praticantes de esporte que envolvem os hormônios como a testosterona. Este hormônio fundamental em homens e mulheres para o ganho de massa magra é analisado no exame para atividade física também. Até porque a deficiência pode prejudicar os músculos. Existem ainda vários outros exames que não fazem parte de um atestado de saúde para atividade física, mas são importantes. É o caso da análise de vitaminas e minerais como zinco e ácido fólico. Se desejar uma investigação desta parte mais a fundo, é possível procurar também um nutricionista. 

Este profissional de saúde pode pedir exames para avaliar como está o perfil de vitaminas, minerais, entre outros itens da dieta. Quanto mais completo for seu check-up, melhor. O importante é só buscar a especialidade adequada, cada um em sua área. O paciente só necessita entender qual a função de cada um na sua saúde. 

Check up para atividade física

Por que fazer exame médico para atividade física?

Concluindo, os exames médicos antes de começar a atividade física servem para entender melhor como anda o funcionamento do seu corpo. Além de poder avaliar as mudanças positivas que a prática de exercícios vai ter na sua vida, você já descobre se tem algo errado. Assim, você tem a chance de corrigir o que não está ideal, podendo cuidar da saúde de forma integral. 

Além disso, você também não força seu corpo num limite prejudicial. Afinal, inserir mais atividades físicas no seu cotidiano é um dos melhores hábitos para ganhar uma vida mais saudável. É legal desafiar seus limites e como o exercício traz uma forma divertida de saber que pode ir mais longe. Porém, não vá se esquecer de cuidar de verdade do que importa, que é a saúde. 

Tenha saúde para atividade física

Não caia no erro de se preocupar apenas com sua forma física e esquecer da saúde. É bacana realizar a avaliação física da academia ou clube, analisando qual sua porcentagem de gordura, tirar medidas e tudo mais. Até porque, com isso consegue ter mais dados para comparar seu corpo antes e depois da atividade física. 

Porém, você não deve parar por aí, não tenha medo de fazer exames médicos. Investigue seu organismo por dentro. Procure um profissional de sua confiança e dê o primeiro passo para ter mais vitalidade e saúde. Até porque, independente de estar começando agora o exercício, ou não, é importante manter a rotina de exames e consultas médicas. Portanto, se você não tem este hábito, pode criar agora. 

E porque é preciso atestar saúde para atividade física? Existem diversos problemas que são silenciosos e só podem ser descobertos por meio de um check-up bem feito. Até mesmo quando se tem um sintoma típico de determinada doença, ou seja, você nota que tem algo de errado. Só é possível ter certeza do diagnóstico ao realizar análises bioquímicas de sangue, imagens, entre outros exames. Por isso, é tão importante fazer a avaliação médica completa antes de começar a atividade física. 

Então, mesmo que o local que você vai praticar exercícios não te pedir nenhum atestado médico para atividade física, é importante, sim. Não deixe de provar para si mesmo que sua saúde está boa, cuide-se e faça exames periódicamente. Independente de praticar natação, musculação, lutas, futebol aos finais de semana, corrida, aula de dança, yoga, academia ou treino funcional em casa.  

É fundamental conhecer o seu organismo para entender até onde pode ir, quais são suas limitações e contraindicações. Assim, você vai poder conversar melhor com seu professor ou personal trainer para ter as orientações adequadas. Viu só como é importante fazer antes o exame médico para atividade física, assim sabe que está saudável e vai continuar.  

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo