O que significa fitness?

Entenda o que é e como ser.

Você sabe o que significa fitness, ou ainda, o diminutivo da palavra “fit”? A palavra aparece muito no universo da academia, seja, no nome de alguma aula, que pode ser fitness dance, ballet fitness ou ainda, a modalidade low pressure fitness. Afinal, o que é e como ser fitness? Entenda de uma vez por todas o significado da palavra e como o conceito se aplica no universo de esportes e saúde.

Se você está se perguntando como ser fitness também vai ver as melhores dicas para adotar este estilo de vida para atingir mais bem-estar e qualidade de vida.  Descubra o que é ser fitness a seguir. 

Fitness: significado da palavra 

Fitness é uma palavra de origem inglesa que significa ginástica na tradução para o português. Também pode ser usada para referir à boa forma física. Sendo assim, o termo é normalmente associado à prática de atividade física e vida saudável. Entenda a seguir mais a fundo, descobrindo o que significa ser fitness de verdade. 

O que é fitness?

Ser fitness significa ter bom condicionamento físico, ou ainda, bem estar, o que engloba físico e mental. O que é fitness promove a boa forma, sendo assim, tudo que está relacionado com o universo tem o nome. A qualidade de vida e o bem-estar também estão ligados ao termo fitness, embora sejam esquecidos às vezes, ou muitas vezes. Por falar em saúde mental, o desejo de ser fitness não deve se transformar em excesso de preocupação com o corpo, ou até mesmo uma paranoia em ser saudável. 

Você já deve ter ouvido falar que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Sendo assim, o excesso de exercício e da preocupação em comer saudável também pode se transformar em problema. Aliás, são transtornos classificados com o nome de vigorexia e ortorexia. Assim como bulimia e anorexia nervosa, estas doenças estão relacionados à alimentação, prática de exercícios e imagem corporal. A vigorexia está relacionada à prática excessiva de exercícios com constante insatisfação do corpo, sendo oposta a anorexia quando trata-se da imagem corporal.

Ao invés de querer ser cada vez mais magro, a busca é por ser cada vez mais forte. 

Enquanto isso a ortorexia é caracterizada pela preocupação exagerada em comer alimentos saudáveis. Torna-se um problema quando é extremo e atrapalha a vida. Então, a pessoa faz escolhas que prejudicam sua qualidade de vida em busca de conquistar este corpo dos sonhos. E ainda, tem a auto imagem corporal afetada, sem ter a real noção da boa forma que já tem. Tomados pela sensação de sempre querer mais fazem escolhas que prejudicam seu lado mental e até mesmo a saúde.   

Sendo assim, não adianta ficar completamente bitolado em ser fitness e esquecer do equilíbrio mental e bem-estar. A ideia é implementar hábitos de vida para ser saudável. 

Vida fitness
O que significa fitness

O que significa fitness?

O que significa fitness? Como já vimos acima, o significado de fitness em português é ginástica, mas o termo é usado para tudo que promove o bem-estar. Então, pode aparecer em diversas nomenclaturas, de receitas de comidas mais saudáveis ou light até roupas e modalidades de treino. Veja o que quer dizer fitness em cada um dos termos abaixo. 

Low pressure fitness

O Low pressure fitness é um tipo de ginástica, mas não é apenas mais um programa fitness que existe por aí. Já fez a cabeça de várias modelos porque traz resultados interessantes, incluindo a tal da barriga negativa. Neuras estéticas à parte, realmente este método de treinamento pode trazer ganhos interessantes em busca do seu objetivo. Isto é, por ser um treino baseado em exercícios posturais e respiratórios, o Low Pressure Fitness realmente trabalha muito bem a região abdominal. Antes de mais nada, traz ganhos da estabilização da coluna vertebral e melhora da postura. Assim, pode evitar dores na lombar ou outra parte das costas. A barriga sequinha é um bônus, afinal, saúde é o que interessa. 

Por trabalhar a barriga, também ativa os órgãos internos, o que pode facilitar o funcionamento intestinal. Isto é uma maravilha, já que diversas pessoas tem problemas neste setor. Vale lembrar que a saúde do intestino é super importante para todo corpo, sendo relacionada inclusive com o emagrecimento. Por atuar na absorção de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais e fazer uma barreira protetora para não deixar toxinas entrar para a corrente sanguínea, a função do intestino vai muito além. Lá também ocorre a produção de hormônios e substâncias importantes para a imunidade do corpo. Portanto, qualquer exercício que venha a estimular a região, pode ser positivo à saúde do corpo, em geral. 

Certamente, o Low Pressure Fitness é um excelente treino abdominal. Um dos principais pilares deste método são os exercícios hipopressivos, que são coordenados com a respiração. Estes movimentos, que também são aplicados em algumas práticas de Yoga, consiste em expulsar todo o ar no momento da expiração, sugando a barriga. Assim, esta ação promove uma faxina interna dos órgãos, oxigenando bem a região e melhorando o funcionamento dos sistema digestivo e excretor.  

Fitness tracker

O fitness tracker é um aparelho que vai medir frequência cardíaca, quantos passos você dá, e muito mais. Tudo para te ajudar na conquista da sua vida fitness. Por exemplo, é o caso dos relógios e braceletes que fazem monitoramentos de saúde. No entanto, o fitness tracker pode ser apenas um aplicativo de celular, já que com tanta tecnologia os Smartphones já possuem algumas formas de realizar estas medidas.

Contudo, os acessórios que são feitos para ficar presos ao pulso são muito mais eficientes para fazer esta medição enquanto você se exercita. A principal vantagem é que você pode usar, sem nenhum incômodo ou esforço. Basta colocar e depois ver os relatórios. 

Fitness na academia

O termo fitness na academia aparece dando o nome de diversas aulas. Assim como existe o fitness dance, tem ainda o ballet fitness, o cross fitness e muito mais. Em geral, são atividades que trazem bons resultados, trazendo a boa-forma esperada. Entenda o que é cada uma destas modalidades encontradas na academia e qual é a melhor para obter boa forma. 

Fitness dance

Fitness dance é uma aula de dança que tem alto gasto calórico. É uma modalidade que mistura vários tipos de dança com exercícios de ginástica localizada. Tem influência do hip hop e do jazz, assim como os anos 70 ou 80, e ainda, estilos de música latino como na zumba.

É uma excelente atividade física aeróbica para fortalecer o sistema cardiopulmonar, além de trazer mais equilíbrio e coordenação motora. As aulas baseiam-se em seguir uma coreografia simples de acordo com a música tocada. Sendo assim, é possível até mesmo fazer aulas online de fitness dance. Quem sabe, não torna-se sua atividade física preferida? 

Ballet fitness

O Ballet fitness é uma aula de exercícios físicos que costuma aparecer nas academias inspirada no Ballet clássico. Ideal para todos adultos que nunca praticaram a dança, mas desejam ter algum contato possui diversos movimentos que trabalham bem as pernas e o abdômen. A flexibilidade, típica de bailarinos, também é trabalhada levemente. De fato, é uma aula que traz bastante resultado para conquistar a boa-forma e é gostosa de ser praticada.   

Crossfit ou Cross fitness

O CrossFit é uma marca de um programa de treinamento que ficou super famoso por mudar a forma do corpo em pouco tempo. Tudo por ser um treino anaeróbico, que utiliza pesos enormes, pneus de caminhão e cordas, combinado à exercícios aeróbicos como corrida, prancha e diversas flexões. A aula possui diversos exercícios combinados que levam o corpo ao esgotamento físico de energia trazendo resultados incríveis por conta da recuperação posterior. 

Com tanta fama, o CrossFit se espalhou mundo afora, no entanto, para poder levar o nome é preciso atender à diversos requisitos do programa. Sendo assim, não é difícil de encontrar nas academias por aí aula de cross fitness, entre outros nomes. Pode-se dizer que é um treino inspirado no CrossFit, mas não é o original. 

O que significa fitness inteligente?

O fitness inteligente é um método japonês que utiliza correntes elétricas para fortalecimento muscular. É um aparelho parecido com outros já usados em clínicas de estética para combater flacidez da pele. No entanto, o diferencial do fitness inteligente é atuar à nível muscular também. Sendo assim, apenas 30 minutos de uso do aparelho de fitness inteligente promete ser equivalente à 8 horas de levantamento de peso na academia. 

Então, o fitness inteligente seria a solução para quem tem preguiça de malhar todos os dias? O método promete que sim com a vantagem de estimular os músculos sem sobrecarregar as articulações. Sendo assim, pode ser super interessante para reabilitação de lesões ou até para quem sofre de artrite. A desvantagem do método é o preço alto, como qualquer outro tratamento estético. Portanto, acaba tornando-se inviável para a maior parte das pessoas fazer uso do fitness inteligente de forma frequente e prolongada. 

Outro ponto que vale ser avaliado é que o fitness inteligente não traz benefícios cardiorrespiratórios. Em outras palavras, fazer o uso do aparelho pode substituir o fortalecimento muscular obtido com treinos aeróbicos. Porém, o tratamento estético não pode trazer os mesmos benefícios do exercício físico relação à saúde do coração, circulação e pulmão. Assim como, também não trará bem-estar físico por conta da produção de serotonina, entre outros neurotransmissores. 

Conclui-se que não existem muitos atalhos à serem pegos quando o assunto é ser fitness. O exercício, bem como, a alimentação sempre serão os pilares da vida saudável. Tanto quanto as atividades positivas para a saúde mental, já que a cabeça comanda tudo. Sendo assim, o mais indicado é buscar por exercícios que você curta fazer, que te desperte o interesse. É legal testar várias modalidades de treinamento, professores e esportes até encontrar o que mais gosta.  

O que significa fitness na ecologia?

Se você perguntar o que é fitness, o significado da palavra em ecologia é um pouquinho diferente. Então, é bom saber que o termo pode ir muito além do universo da academia. Portanto, a fim de determinar o que é fitness, ou seja, o que quer dizer a palavra, não pude excluir este outro significado. O que é fitness em ecologia? Trata-se da capacidade de um organismo se adaptar ao ambiente, ou ainda, sua adaptabilidade. O termo é bastante usado na ecologia evolutiva, que tem como objetivo entender a relação entre o indivíduo e a população com o meio-ambiente em que se encontra. 

Para biólogos, fitness tem a ver com a capacidade de um indivíduo perpetuar sua espécie, já que é medido pelo sucesso do organismo se reproduzir. Desta forma, é bem comum que ao estudar a vida de determinados animais, há o entendimento de que o mesmo está saudável, se está se reproduzindo. De certa maneira, o conceito de fitness na ecologia está em se adaptar e viver bem, de forma saudável para se perpetuar. Sendo assim, até que existe certa relação com a vida fitness que o ser humano procura levar, não é? 

O que significa fitness na academia X ecologia?

Ao pensar no significado da palavra fitness, dá para ter alguns insights interessantes. Ao parar para pensar o que significa fitness, pode-se dizer que adotar este estilo de vida fit também tem a ver com a adaptabilidade do ser humano em viver no mundo moderno. Afinal, o ambiente em que vivemos atualmente favorece o sedentarismo, obesidade e aparecimento de doenças. Portanto, é preciso mexer o corpo para compensar todo o tempo que ficamos na frente do computador, sentado para trabalhar ou se locomover. 

O nível de atividade do homem moderno é muito menor, então é preciso balancear fazendo treinos mais intensos para botar o corpo para trabalhar. Desta forma, ser fitness é essencial para manter o bem-estar físico e mental, já que o organismo necessita de atividade para ser saudável. Então, se você viajar ainda mais no assunto poderá traçar um paralelo entre os assuntos. Ser fitness é um modo da sociedade adotar hábitos de vida mais saudáveis, o que também aumenta a possibilidade de ter filhos com mais saúde. Sendo assim, ser fitness pode trazer chances maiores de perpetuar a espécie de forma saudável, já que é sabido que o risco de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e problemas cardíacos são “passados” para os filhos. 

Como ser fitness?

Então, afinal, como ser fitness? A base da vida saudável e da boa-forma é a prática de exercícios regularmente e comer de forma equilibrada. Isto não significa que você precisa viver com roupa fitness, no traje para ir à academia, ou ainda, estar sempre no parque ou  no clube. Na verdade, cada um deve buscar a melhor maneira que encontrar para ser fitness, o que pode até mesmo fazer exercícios em casa. Mas, certamente, a atividade física deve estar presentes na vida de qualquer um.

Assim como, alimentação equilibrada, e não se trata de saber o que comer antes e depois do treino. Não é preciso exagero, mas a preocupação com a dieta é fundamental. Basta seguir as dez dicas do Guia alimentar brasileiro, preferindo comer alimentos naturais de origem vegetal, evitando alimentos ultra processados.  

A conclusão é sempre a mesma, esta é a velha receita para o sucesso, sendo a melhor maneira, ou a única, de ser verdadeiramente saudável e não deve mudar. Embora muitas pessoas busquem por atalhos pensando apenas numa maneira de conquistar o corpo perfeito, exercícios e dieta equilibrada são a única saída para se ter mais saúde. Sendo assim, cabe a você decidir quais atividades e alimentos tem a mais a ver com você, ou seja, escolher como será a sua vida fitness. Vale a pena investir em profissionais para te ajudar neste processo de autoconhecimento, pois eles são gabaritados para te orientar o que é melhor.   

Quer saber mais sobre o mundo fitness? Então veja outros artigos do Primeiro Treino para entender mais sobre a prática adequada de exercícios e todo este universo. Se ainda tiver dúvidas em como ser fitness, mande mensagem nos comentários abaixo.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo